top of page
  • Paula Lima

Hans Staden e o 4º ano do Colégio

Atualizado: 25 de out. de 2019


Hoje a conversa aqui no Blog vai ser sobre o livro Aventuras de Hans Staden, de Monteiro Lobato, que é lido pelo 4º ano do Colégio no primeiro bimestre. Os alunos fizeram uma leitura coletiva em sala, em que cada um lia um trecho por vez em voz alta. Além da edição com o texto completo da editora Globinho, eles também leram a edição em quadrinhos - cada aluno assumia a voz de um personagem, criando uma leitura dramatizada que, segundo as professoras, as crianças adoraram.


Além da leitura, organizaram, com a professora Adriana, de Artes, uma exposição no Espaço Cultural que mostra ilustrações em aquarela, grafismos e tapeçarias produzidas por elas ao longo desses dois meses, com inspiração na cultura indígena que é retratada no livro.


“Nós exploramos essa narrativa e a chegada do Hans ao nosso continente através de ilustrações, desenhos e grafismos que abordam a natureza, a fauna, a flora e a cultura indígena”, explica Adriana.


A professora contou que, no caso dos grafismos e das mandalas, os alunos fizeram um estudo no papel e aprenderam a trabalhar a questão da simetria, que é muito importante na arte indígena. “Também tentamos explorar cores bem brasileiras. Então, eles fizeram um estudo sobre simetria, associando a parte da Arte com a Matemática.”



Segundo Adriana, o trabalho de tapeçaria começou com um esboço que os alunos fizeram em papel. “Depois, cada criança passou o desenho do papel para a juta e, em cima da juta, foram bordando com lã. Foi uma atividade muito legal, muito prazerosa, demorou três semanas só a parte do bordado, porque é trabalhoso, requer um pouco de habilidade.”



Olhem só que linda que ficou a exposição pronta!



Mas afinal, quem foi Hans Staden?


Era um jovem alemão que veio ao Brasil pouco tempo depois da chegada dos portugueses aqui, ainda no século XVI. No livro de Lobato, é Dona Benta quem conta para Narizinho, Pedrinho e Emília a história desse aventureiro, que é capturado pelos índios antropófagos tupinambás!


Livro: Aventuras de Hans Staden

Autor: Monteiro Lobato

Ilustrador: Luiz Maia

Editora: Globinho

Páginas: 168

Ano: 2017






151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page