top of page
  • Paula Lima

Alguém disse férias com sorvete?

Atualizado: 25 de out. de 2019


Olá, pessoal, tudo bem com vocês?

Dezembro já chegou, o ano está acabando e hoje o nosso assunto, que tem tudo a ver com o momento, é de extrema importância: Férias com sorvete! Esse é o nome do livro em que o menino Joe responde a um cartão-postal de seu avô, contando como estão suas férias.


Joe diz que está tudo ótimo e que ele anda muito ocupado: vai à praia, à piscina, viaja e até estuda matemática e história, conhece palavras novas e começa a escrever um livro.

Porém, por meio das ilustrações, você vai perceber que todas essas atividades giram em torno de um interesse superenorme do menino.

Adivinha qual?

O sorvete, né!

Pois é, o livro parece te levar para o meio de uma sorveteria bem linda e gostosa, cheia de cores e milhares de sabores. Todas as páginas trazem um montão de imagens de sorvete, que compõem e ilustram as férias de Joe de um jeito muito diferente e divertido.

Além disso, elas também apresentam várias informações sobre essa sobremesa deliciosa. Você sabia, por exemplo, que o primeiro sorvete foi feito na China e levado até a Itália por Marco Polo?

O autor e ilustrador do livro, Peter Sís, é tcheco e cresceu na antiga União Soviética, sob um regime comunista totalitário. Ele contou em uma entrevista que lá os sorvetes tinham só duas cores e que, quando imigrou para os Estados Unidos, descobriu o mundo maravilhoso das sorveterias coloridas, dos carrinhos de sorvete e dos sabores diferentes.


Segundo Sís, seus filhos nasceram e cresceram em meio a essa “nova” cultura do sorvete, da qual ele guarda lembranças muito boas e carinhosas, cheias de férias e viagens aproveitadas em família. Para ele, férias, crianças e sorvete representam toda a liberdade que ele, como imigrante, encontrou nos Estados Unidos, com sua sociedade tão diversa, rica e cheia de cores.

Como o sorvete. Como este livro.

Não falei que o assunto era importante? ;)

Livro: Férias com sorvete

Autor/ Ilustrador: Peter Sís

Editora: Companhia das Letrinhas

Páginas: 40

Ano: 2017

260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page