• Gabriela Traversim e Maiara de Almeida

Como o Uirapuru está cuidando da gente?

Autoria de Gabriela Traversim, pedagoga pela UFSCar, campus Sorocaba e estudante de biblioteconomia e de Maiara Gabriela de Almeida, pedagoga pela UNIP e pós-graduanda em Educação Infantil, ambas educadoras da Biblioteca.

Neste domingo, dia 06 de setembro, nossa escola ilustrou um artigo sobre o retorno às atividades presenciais do estado, no Jornal Folha de São Paulo. A publicação saiu no caderno de saúde e quem pegou o jornal fresquinho pela manhã, conseguiu ler a notícia em primeira mão, mas nós aqui do blog não podemos deixar este registro passar em branco e vamos contar um pouco sobre como estamos lidando com este retorno.


Segundo a publicação, “O colégio Uirapuru, [...] montou uma força-tarefa para viabilizar a reabertura no dia 8. “Já havia feito a consulta às famílias e sabia que apenas um terço pretende voltar à escola, por isso, foi possível organizar a tempo”, disse Arthur Fonseca, diretor da unidade. Essa força-tarefa organizada pelo colégio é uma campanha que vem ganhando espaço, dia após dia dentro da rotina escolar e se chama “Uirapuru cuidando da gente”.


O Colégio Uirapuru, que faz parte da Associação Brasileira de Escolas Particulares, ABEPAR, conta com uma infraestrutura otimizada para receber os alunos, colaboradores e familiares na mais completa segurança, tudo isso regulamentado a partir das referências elaboradas pelo Hospital Albert Einstein, que promove o selo de qualidade e segurança em protocolos de saúde contra a COVID-19, além dos documentos oficiais da Organização Mundial de Saúde, OMS, e estudos científicos.



Em cada canto do colégio, existe um protocolo de saúde específico: para cada faixa etária e para cada nível de ensino. Estas estratégias foram pensadas para diminuir o fluxo de pessoas nas escadas, corredores, locais fechados e abertos; equipamentos de segurança individuais foram distribuídos aos colaboradores e totens de higienização das mãos foram instalados em locais estratégicos, mas é claro que apenas isso não é suficiente: é necessário criar-se uma nova cultura de uso do ambiente escolar e por isso o Colégio Uirapuru, desenvolveu esta campanha que atinge todos os segmentos em sua totalidade, visando conscientizar a comunidade escolar para um retorno gradual e seguro, afinal, estamos cuidando uns dos outros. Esses hábitos vieram para ficar; veja algumas para que esses eles sejam incorporados à nossa rotina:

  • Atente-se ao horário e portão de entrada;

  • Use máscara e lembre-se de trocá-la a cada quatro horas ou quando ela estiver úmida; Desenvolvemos um sistema de trocas das máscaras por cores.

  • Após o uso, guarde as máscaras em sacos plásticos e lave ao chegar em casa; separe um saquinho apenas paras as máscaras usadas!

  • Lembre-se de aferir a temperatura antes de entrar na escola;

  • Higienize as mãos com água e sabão a cada duas horas, e quando não for possível utilizá-los, faça com álcool em gel 70%;

  • Mantenha uma distância segura de seus colegas;

  • Traga sua garrafa de água, é indispensável.

As telas dos computadores viraram nossa escola, nossa casa, nosso dia a dia....e nos deram outra perspectiva! Uma das coisas que mais aprendemos durante este período de reclusão social, foi a pensar no próximo e este é o objetivo da campanha: conscientizar toda a comunidade escolar de que devemos cuidar uns dos outros e que só isso fará com que o coronavírus seja vencido. Agora é o momento de retomada para voltar às atividades , e estamos preparados para viver essa nova experiência! É um novo recomeço! Mas, claro que seguiremos todos os protocolos para uma volta segura.


Bom, na biblioteca não poderia ser diferente, né? Por isso, adotamos algumas medidas protocolares para melhorar o nosso atendimento e cuidarmos mais das pessoas do colégio: Todos os livros ficarão em isolamento de cinco dias ao serem devolvidos à biblioteca e não poderão voltar ao acervo antes deste prazo. Também devemos reforçar a higienização do ambiente, com álcool 70% sempre que for necessário. A equipe da biblioteca utilizará protetores faciais e máscaras ao realizarem o atendimento presencial, mas caso o atendimento presencial não seja possível, também estarão atendendo remotamente através dos canais de comunicação da biblioteca; as reservas serão feitas virtualmente, pelo site ou por e-mail e os livros poderão ser retirados posteriormente, por drive thru. Outra coisa, super bacana, pensada para trazer mais segurança e conforto para as crianças que retornarem ao colégio é que os livros serão selecionados previamente e levados para a sala de aula, para que cada um escolha seu exemplar sem aglomeração e contaminação do acervo. Dessa forma, todo mundo utilizará a biblioteca de forma segura!



Quanto ao uso do espaço, algumas regras serão implementadas e respeitadas, tais como: capacidade máxima de 2 pessoas por mesa de trabalho, mantendo uma distância segura entre elas; respeito à área de atendimento, ficando até 2 metros de distância dos atendentes da biblioteca; solicitação de retirada de exemplares diretamente na área de atendimento, não podendo mexer no acervo deliberadamente; higienização constante das mãos e dos equipamentos eletrônicos compartilháveis das unidades, antes e depois de usá-los.


Não se esqueçam de que lavar as mãos com água e sabão é muito importante e deve ser um hábito constante neste retorno às aulas!


Todos esses procedimentos são para nos cuidarmos e esperamos que cumprindo estas pequenas regras, passaremos com mais tranquilidade por este momento. Ah, e se você quiser saber mais sobre os procedimentos que estão no protocolo, acesse este link aqui.


Estamos com saudades e animados para o nosso reencontro. Faça sua parte, juntos somos melhores! E por enquanto, apenas abraços virtuais!