• Paula Lima

Como esconder um animal selvagem?

Não estamos falando simplesmente de esconder um cachorro ou um gatinho - o que, na nossa opinião, já seria bem difícil -, mas de trazer para dentro de casa animais enormes, tipo uma girafa ou um rinoceronte ou talvez um tigre. Nos livros de que vamos falar hoje e que acabaram de chegar à nossa Biblioteca, as protagonistas são meninas que se veem às voltas com um animal selvagem - sempre muito do bem, porém gigante e talvez imaginário (?) - que precisa de cuidados!



Em Rinocerontes não comem panquecas, da editora Paz & Terra, Daisy nunca é ouvida por seus pais, não importa o que tenha a dizer. Eles estão sempre ocupados. Ou distraídos. Mesmo que o que ela tenha para contar seja algo absurdo do tipo: um rinoceronte grande e roxo entrou na cozinha e comeu a minha panqueca no café da manhã! Eles não prestam atenção. Neste caso, a menina na verdade nem queria esconder o bicho, mas mostrar para os pais que ele estava ali, sentadinho no sofá da sala. Como não consegue, Daisy começa a conversar e a brincar com o próprio rinoceronte, e os dois ficam muito amigos. Tudo vai bem, até o dia em que os pais de Daisy resolvem levá-la ao zoológico...



Já a narradora de Você viu minha girafa?, da editora Sesi, ganha no circo não um peixinho, mas uma girafa (!!!). Que até é um animal muito fofo e simpático, mas, vamos combinar, não cabe dentro de casa. A menina fica muito irritada porque é justamente isso que seus pais pensam da girafa e, não importa o quanto ela tente, é muito difícil mesmo tentar camuflar o bicho: ela não cabe na banheira nem na casinha do cachorro nem no porta-malas do carro nem no sofá da sala. O que fazer, então, com a pobre da girafa?


Outro livro novo aqui da Biblioteca é Tem um tigre no jardim, da Salamandra. A história aqui é oposta às duas primeiras: a avó de Nora diz a ela que há um tigre no jardim, mas a menina não apenas ignora como acha que a história é um grande absurdo! Afinal, é impossível manter um tigre num jardim, certo? Bom, para quem já viu rinoceronte e girafa dentro de casa, um tigre no jardim nem parece tão desafiador assim, não acham?


Os três livros ilustrados são muito divertidos, sensíveis e têm ilustrações lindas. Vale a pena conhecer! Acreditamos que do Infantil 4 ao 2º ano as crianças vão adorar, mas estes livros, como todos os bons, não se limitam a esse período da infância. Nós aqui apostamos que bebês também podem curtir, assim como a garotada mais velha. Contem depois como foram as leituras!


#tigre #girafa #rinoceronte #amigoimaginário #animalselvagem #livroilustrado