• Gabriela Traversim

As palavras têm poder, você sabia?

Texto escrito por Gabriela Traversim Constantino, gestora da Biblioteca Escolar do Colégio Uirapuru. Neste texto, Gabi nos conta um pouco sobre dois livros ótimos para trabalhar a questão do poder das palavras. Lembra daquela vez que você contou uma mentirinha e achou que não daria em nada? Pois então, leia o texto de hoje e descubra o mal que uma mentirinha pode fazer.


Você já parou para pensar no problema que uma mentira pode gerar? A Lucia Lobo, uma garotinha com covinhas cativantes, sardas charmosas, doce, linda e encantadora, NUNCA pensou nisso e por isso, no livro “Tem um Leão na biblioteca!”, do autor Dave Skinner e da ilustradora Aurélie Guillerey, ela fala, a plenos pulmões, para todos os frequentadores da biblioteca, que há um leão dentro do prédio. Todos os dias, Lucia Lobo fala que o Leão está mastigando um livro sobre o Egito antigo ou está na seção de Literatura rasgando um livro sobre uma princesa e um pirata. Mas, já podemos até imaginar a confusão que isso dá: bombeiros, policiais e veterinários são chamados a todo momento para atender os gritos de socorro da menina, mas nunca encontram o tal Leão que ela fala.

Acontece que Lucia Lobo gosta muito de contar histórias, que inventa para pregar peças nos adultos, mas isso pode ser um pouco problemático quando envolve a vida alheia. Numa releitura da moderna da fábula “O menino e o Lobo”, Dave Skinner apresenta uma história divertida, mas com um pano de fundo muito bem estruturado que nos faz refletir sobre os problemas da mentira.



Outro livro que fala sobre o assunto é de autoria de ninguém mais, ninguém menos que Madonna Louise Veronica Ciccone: “As maçãs do Sr. Peabody”. Neste livro, que Madonna escreveu após o nascimento de seus filhos, o Sr. Peabody é acusado de roubo, após um de seus alunos o ver comendo uma maçã sem pagar. A história repercute na cidade pequena e ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas todos julgam o Sr. Peabody como culpado. Ao final, uma mensagem importante é apresentada ao leitor: “conheça o poder de suas palavras, saiba o quanto elas podem ser danosas quando mal usadas.” As ilustrações da obra ficam por conta do artista Loren Long.

gif

280 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo