top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

As mil e uma histórias de Rei Arthur

Atualizado: há 4 dias

A história por detrás do Rei Arthur é um mistério. Muito se sabe sobre ela, mas a linha entre fato e ficção é tênue e por isso, muitas especulações sobre a veracidade da história surgiram ao longo dos séculos, desde que começou a ser contada. Mesmo com sua origem desconhecida, a história continua fascinando e inspirando crianças de 8 a 80 anos. O texto de hoje é sobre esta saga fantástica que o 7º ano do Fundamental II está lendo e que influenciou muitas produções na área do cinema e da literatura, principalmente na cultura pop!


Detalhe da obra: o último sono de Arthur,  pintura de Edward Burne-Jones 


A história do Rei Arthur nasce do folclore inglês, a partir da narrativa oral. Então, é muito complicado descobrir a origem exata da história. Algumas narrativas se misturam à história da Grã-Bretanha e da Europa e o que é fato e o que é ficção ganham um tom de mistério. O Rei Arthur teria vivido entre os séculos 5 e 6, mas é muito difícil precisar isso. 


Sobre o que fala o livro?

A edição escolhida para a leitura do 7º ano é a versão de bolso de uma edição comentada e ilustrada da editora Zahar. Este volume é o primeiro de uma tetralogia, uma coletânea de quatro livros, sobre o Mito Arthuriano. Esse livro foi publicado em 1903 e aborda o nascimento, a ordenação e o casamento de Arthur. 

Neste volume, temos o primeiro livro da tetralogia escrita por Pyle, que é dividido em duas partes, “O livro do Rei Arthur” e “O livro de três homens notáveis”. Infelizmente, a editora Zahar não deu continuidade à série e apenas o segundo livro foi publicado, sob o título de “Três grandes cavaleiros da Távola Redonda”. Entretanto, para quem se interessar há uma versão comentada que tem uma apresentação muito completa e notas explicativas sobre a história. Essa versão do Howard Pyle foi uma das versões que popularizou a lenda, primeiro nos Estados Unidos e depois, no resto do mundo. 


Cronologia de livros escritos sobre a história do Rei Arthur:

Se você se interessou pela história do Rei Arthur, gostará de saber que há uma vasta bibliografia sobre o assunto! 

  • A Demanda do Santo Graal, Heitor Megale - escrito entre 1210 e 1240.

  • A Morte De Artur, Thomas Malory - publicado em 1485.

  • A História do Mago Merlin, de Dorothea e Friedrich Schlegel -  final do século XVIII e início do século XIX. Este livro foi baseado a partir dos escritos de Robert de Boron.

  • Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, Howard Pyle - publicado em 1903.

  • Três grandes cavaleiros da Távola Redonda, Howard Pyle - publicado em 1905.

  • O Único e Eterno Rei, de T. H. White. - série escrita entre 1938 e 19141 e publicada em 1958.

  • Trilogia de Merlin, de Mary Stewart - os três volumes foram publicados em 1970, 1973 e 1979. 

  • As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley - volume com quatro livros publicados em 1979, mas que também pode ser encontrado em quatro volumes.

  • Trilogia: As crônicas de Artur, Bernard Cornwell  - os três volumes foram publicados em 1995, 1996 e 1997. 

  • Arthur uma epopéia celta, de David Chauvel e Jérôme Lereculey -  sete volumes adaptados para quadrinhos, publicados a partir de 2005.

  • A queda de Artur, de J. R. R. Tolkien - Poema inacabado escrito na década de 1930 e publicado oficialmente em 2013 pela Harper Collins, postumamente.



Cultura Pop: Adaptações para o cinema e televisão e  inspirações:



Muitas histórias populares nos livros e depois no cinema e televisão pegaram referências do ciclo arthuriano, como “Os senhor dos anéis” e “Harry Potter”. O conceito de novelas de cavalaria, temática presente na história de Arthur e seus cavaleiros, também originaria um clássico da literatura ocidental: Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes (1605).



Veja algumas adaptações cinematográficas da história de Arthur: 

Vale lembrar que todos os filmes indicados na lista acima possuem classificação indicativa. Não deixe de conferir, antes de assistir! 



Vídeos sobre o livro para aprender mais sobre a história do Rei Arthur: 

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page