top of page
Dayan Marchini

Aniversário de Daniel Munduruku

Escritor, professor e ativista indígena brasileiro, Daniel Munduruku é sobretudo, hoje, um dos maiores nomes dos povos originários do país. Através de suas obras, em geral direcionadas ao público infantojuvenil, o autor dialoga com a temática nativa, trazendo informações sobre diversidade e cultura. No dia 28 de fevereiro é comemorado seu aniversário e, embora os não seja um costume dos indígenas comemorar esta data, não poderíamos deixar de homenageá-lo pelo seu legado.


Munduruku nasceu em 1964, em Belém, no Pará. Formado em Filosofia, História e Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), fez mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É diretor-presidente do Instituto Uk'a - Casa dos Saberes Ancestrais.


Vindo de uma tradição guerreira, o povo Munduruku dominava culturalmente a região do Vale do Tapajós, que durante o século XIX era conhecida como Mundurukânia. Hoje, sua luta se resume à defesa contra o garimpo ilegal, projetos hidrelétricos e a construção de uma grande hidrovia no Tapajós. Em relação à sociolinguística, por conta de diferentes momentos da História, parte da população é bilíngue. Alguns falam unicamente a língua materna e há situações em que o idioma cai em desuso, devido ao domínio quase exclusivo do Português.


Dentre suas diversas premiações está o Prêmio Jabuti na categoria Literatura Infantil e Juvenil em 2018. Também recebeu uma menção de honra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância. Membro da Academia de Letras de Lorena, ganha destaque com as obras “O banquete dos deuses – conversa sobre a origem e a cultura brasileira” (2013) e "Contos indígenas brasileiros” (2016).


Seu trabalho vai além e Daniel Munduruku participa de forma ativa de palestras e seminários, destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. Completando 59 anos de idade, sua figura ativa na atualidade representa parte da história nacional e de sua preservação. Respeitar os povos originários é honrar nossa cultura e formação. Desejamos vida longa a Munduruku!

Estes são alguns dos livros de Daniel Munduruku que nós temos no acervo da nossa biblioteca!

103 visualizações0 comentário

Comentarios

No se pudieron cargar los comentarios
Parece que hubo un problema técnico. Intenta volver a conectarte o actualiza la página.
bottom of page