• Gabriela Traversim

90 anos de Ruth Rocha



Ontem, dia 02 de Março de 2021, uma pessoa muito importante para a literatura infantil brasileira chegou aos seus 90 anos de idade: Ruth Machado Lousada Rocha. Autora de personagens ilustres como Marcelo e Alvinho, Ruth encantou gerações e esteve presente na maioria das escolas brasileiras. A autora publicou diversos livros, para adultos e crianças, recontos e originais e foi agraciada em 2008, como membro da academia paulista de letras, APL.


Ruth já fez de tudo um pouco: estudou Ciências Sociais, escreveu para as revistas Cláudia e Recreio; foi editora e coordenadora na Revista Abril, além de ter sido orientadora educacional no Colégio Rio Branco, mas Ruth nunca deixou de ser leitora; desde pequena as histórias e a literatura permeiam sua vida que a fizeram traçar caminhos que a levaram até os livros. E como forma de homenagem às suas histórias, separei sete livros incríveis que devem ser lidos por todos os amantes da literatura. E foi difícil escolher só alguns, viu? Ela tem mais de 150 publicações!


As coisas que a gente fala. Ilustrações de Renato Moriconi.


Este livro conta aquela velha história de que quem conta um conto, aumenta um ponto. A personagem principal, conta uma mentirinha para encobrir uma situação errada, mas acaba colocando outras pessoas em maus lençóis














Quem tem medo de Monstros? Ilustrações de Mariana Massarani.


Que algumas crianças possuem medos, isso não é novidade, mas o que a gente não sabe é que todo mundo tem medo de alguma coisa. Neste livro, a Bruxa tem medo de Ladrão, e este tem medo de Bicho-Papão… e Você? Tem medo de quê? Neste livro, até a Ruth conta sobre seus medos.













A Árvore do Beto. Ilustrações de Mariana Massarani.


Beto é um menino muito gente fina, que é amigo de todos do bairro. Mas quando chega o Natal, ele e sua família não possuem condições de comprar uma adquirir uma árvore… Mas certo dia, ele teve a brilhante ideia de plantar uma árvore e com a ajuda de seus amigos, sua plantinha cresceu bonita e frondosa. Sua árvore cresceu muito e criou raízes no coração da família e dos amigos de Beto e se você quiser saber o final desta história, empreste este livro na biblioteca da escola!









Mais duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

Este livro é uma beleza! É aquele tipo de livro que te coloca pra cima, em dias de tristeza. Este livro faz parte de uma coleção chamada “Coisinhas à toa que deixam a gente feliz” e foi uma homenagem da Ruth para um colega que faleceu precocemente, Otávio Roth. Todos os livros são de nos deixar com o riso frouxo e com a sensação de felicidade como o colinho da vovó num dia céu azul anil!








Quem tem medo de cachorro? Ilustração de Mariana Massarani

A Ruth escreveu um livro sobre o medo das pessoas, mas ela não achou justo deixar o medo dos bichinhos de lado. Neste livro, ela conta sobre o medo dos cachorros! Pois é, cachorro também tem medo e às vezes, medo de outros cachorros. Este livro faz parte da série “Quem tem medo?” então, se você tem medo de alguma coisa e precisa superá-la, este é o livro perfeito para você.











Toda criança do mundo mora no meu coração. Ilustrações de Mariana Massarani.

Este é um livro de poemas da Ruth e é tão delicado e singelo, que ao final, a autora deixa um comentário de tocar o coração de qualquer pessoa que goste de ler “Por isso eu digo que a história entrou na minha vida pelo caminho mais efetivo: o caminho afetivo.”

Este é um livro para se ler com quem a gente ama, para presentear e para iniciar a leitura através dos carinhos e afetos que só o ato de ler juntos proporciona.












Faca sem ponta, galinha sem pé. Ilustrações Suppa.

Esta é a história de dois irmãos, Pedro e Joana, mas estes irmãos só brigavam e se estranhavam. Até que um dia, depois de passarem por debaixo de um arco-íris, eles trocaram de lugar e passaram a experimentar, na pele, o que é ser o outro.

Será que dará certo, ser o outro por um dia?
















Gostou das indicações? Reserve seu livro na biblioteca do colégio, através do e-mail: biblioteca@colegiouirapuru.com.br