top of page
  • Paula Lima

Dia Internacional do Livro Infantil: aniversário de Hans C. Andersen

Atualizado: 2 de abr. de 2020


Olá, pessoal, tudo bem?


Talvez vocês já tenham visto em algum lugar que ontem foi aniversário do autor Hans Christian Andersen, se lembram dele? Quem não se lembrou do nome com certeza vai se lembrar do que ele escreveu: “A pequena sereia”, “O patinho feio”, “A roupa nova do imperador”, “O soldadinho de chumbo”, “A princesa e a ervilha”, “A pequena vendedora de fósforo” e muitos outros contos maravilhosos que hoje nós conhecemos tão bem em formatos variados: livros, filmes, peças etc.


O escritor nasceu no dia 2 de abril de 1805 em Odense, uma cidadezinha no centro da Dinamarca que parece mesmo saída de um conto de fadas. Lá, tudo lembra o seu habitante mais famoso: tem um museu que conta toda a história da vida de Andersen, com vários manuscritos e objetos do autor, a casa onde ele passou a infância e esculturas dele e de seus personagens espalhadas pela cidade. Este texto do site Garatujas Fantásticas traz um passeio muito bacana por Odense e várias informações sobre esse célebre contador de histórias.


E, no slide abaixo, tem várias imagens da cidade dinamarquesa e do Museu Hans Christian Andersen:

Em 1967, para comemorar o aniversário de Andersen, o International Board on Books for Young People (IBBY - que quer dizer, em tradução livre, Conselho internacional do livro para a juventude) escolheu essa data como o Dia Internacional do Livro Infantil (DILI) - ou International Children's Book Day (ICBD), em inglês.


Assim, todos os anos, 2 de abril é um dia que celebra e promove a literatura infantil e juvenil no mundo todo. A cada ano, um país diferente e participante do IBBY define o tema e produz um pôster que é divulgado internacionalmente, levando também um pouco da cultura do país escolhido para os outros. O país deste ano foi a Letônia (conheçam mais aqui) e o tema é “O pequeno é grande num livro”. O pôster é este aqui:


pôster com o tema do Dia Internacional do Livro Infantil deste ano

Mas, voltando a falar sobre o Andersen, “A pequena sereia” é um conto dele que ficou muito conhecido por meio da animação da Disney de 1989. Porém, talvez vocês já saibam que a história original escrita por ele é bem diferente. Aqui no novo espaço do Colégio tem alguns livros que trazem essa versão, vocês animam vir aqui dar uma olhada?


E, já que toda essa comemoração é internacional, que tal ver esta versão russa de “A pequena sereia”? Como está em russo e não tem legenda, não dá pra entender as falas dos personagens, mas dá bem pra acompanhar a história pela animação, que é superinteressante e diferente. Assistam e contem pra gente o que vocês acharam!



91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page