• Giulia Yokomizo Girardi

A tecnologia alcança a nossa biblioteca: chegaram os novos Levs!


E aí, gente, tudo bem?

Estamos aqui diretamente da biblioteca do Prédio II, onde fica a galera do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, para contar que tem uma novidade supermassa por aqui. Não é exatamente uma novidade, porque há algum tempo já está disponível, mas talvez seja informação nova para você, que não conhece ainda os novos readers digitais do colégio.


É isso mesmo que nós escrevemos: tem uma porção de Levs disponíveis para vocês! Muito práticos, de fácil uso e ‒ literalmente ‒ leves, são leitores digitais que possibilitam a leitura de e-books (os livros digitais, sabem?) e ainda vêm recheados de recursos que facilitam a compreensão e o estudo dos textos. Demais, né?

Atualmente, o acervo dos Levs conta com 41 e-books, que se encontram divididos em três categorias: Ensino Médio, cujo foco são os livros do vestibular, com títulos como Sagarana, Mayombe, Poemas negros e muitos outros das listas de leitura obrigatória dessas provas. A segunda categoria é a do Ensino Fundamental e aqui há livros trabalhados em sala de aula, como, por exemplo, O diário de Anne Frank e Olhai os lírios do campo. A última categoria é a de “Português”, que abrange os livros que não são cobrados em vestibular nem caracterizam leituras obrigatórias.

Para facilitar todas essas leituras sensacionais, os Levs têm alguns recursos disponíveis:

- Dicionários:

Há três dicionários que podem ser consultados caso vocês se deparem com algum termo desconhecido. O Cambridge American English Dictionary, apenas em inglês; o Cambridge English – Portuguese Dictionary, com a tradução e significado de termos em português e inglês; e o Soares Amora, dicionário de língua portuguesa. Para acessar, é bem simples: basta pressionar o dedo sobre a palavra ou expressão desejada que seu significado é revelado!

- Ajuste de elementos do texto:

Com apenas um toque sobre a tela, revela-se um menu com o índice do livro, possibilitando a troca rápida de capítulo; espaço para anotações; campo para localização de termos no próprio texto; ajuste da luz da tela; além da possibilidade de alterar a fonte e o tamanho das letras exibidas. Ou seja, é muita coisa legal que tem para tornar a leitura mais confortável.

- Ao fechar um livro, o reader também salva automaticamente a página em que você parou e todas as suas anotações. Fácil assim, sem desespero ou muito esforço!

O empréstimo dos Levs funciona como o empréstimo dos livros convencionais. É só chegar lá, encostar no balcão, pedir para a bibliotecária, se ajeitar num canto confortável da escola (não dá pra levar pra casa, mas dá pra usar aqui) e aproveitar tudo o que a tecnologia pode nos oferecer!

Depois, vem contar aqui sobre as experiências de vocês no mundo da leitura digital!

#Lev #ereader #ebook #leituradigital #tecnologia #EnsinoMédio