top of page
  • Paula Lima

A generosidade das árvores no dia delas

Atualizado: 25 de out. de 2019


Oi, pessoal, tudo bem com vocês?


Como hoje é o Dia da Árvore, nós vamos fazer uma homenagem a esses seres tão encantadores e fundamentais para a vida com um livro muito especial e delicado, que se chama A árvore generosa. Ele foi escrito e ilustrado pelo autor americano Shel Silverstein (1930-1999) e traduzido pelo poeta Fernando Sabino (1923-2004). Com traços simples em preto e branco e texto sutil, mas profundo, ele conta a história de amizade entre uma árvore e um menino: ele sempre a buscava para comer suas maçãs, se refrescar na sua sombra e brincar nos seus galhos.

Na história, a árvore tem personalidade própria e se esforça para continuar tendo o que oferecer ao menino e para fazê-lo feliz, mesmo depois que ele cresce e parece se esquecer de tudo de valioso que ela fez por ele. Vejam só o booktrailer do livro (em inglês, mas bem acessível):


Lindo, né? E vocês, já subiram em muitas árvores? E já plantaram alguma?

De hoje até o dia 27/09, vai ter um monte de atividades aqui em Sorocaba para comemorar o Dia da Árvore. Hoje, por exemplo, já teve o plantio de uma copaíba na Vila Barão, no lugar de uma árvore de 190 anos, da mesma espécie, que caiu em dezembro do ano passado com uma chuva forte que teve aqui. Hoje vai haver ainda um plantio no Jardim Botânico e, também lá, uma apresentação do Quarteto Som das Cordas no domingo, às 16h. Amanhã, oitocentas mudas de árvores vão ser doadas na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro (que tal passar lá e pegar uma muda pra plantar?).

E a nossa biblioteca também está linda para celebrar as árvores e o começo da primavera! Tem vários livros sobre árvores expostos e uma decoração bem linda, passem aqui ver ;) E, falando em árvore, vocês já viram o livro sobre O uirapuru?

Ah, claro: A árvore generosa e outros livros do Shel Silverstein estão todos disponíveis aqui! Tem Leocádio, o leão que mandava bala, Uma girafa e tanto, Fuja do Garabuja, Quem quer este rinoceronte?, A parte que falta e A parte que falta encontra o grande O.

E aí, nos vemos na biblioteca?

Livro: A árvore generosa

Autora: Shel Silverstein

Ilustrador: Shel Silverstein

Editora: Companhia das Letrinhas

Páginas: 64

Ano: 2017

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page