• Paula Lima

Inscrição para o concurso de poesia do Festival das Letras, que chega com novidades neste ano, vai a


Oi, gente, tudo bem?

As inscrições para o concurso de poesia do tradicional Festival das Letras do nosso Colégio Uirapuru vão até amanhã, 12/09, tão sabendo? A ficha de inscrição está aqui e o regulamento, aqui. Todo mundo pode se inscrever: pais, funcionários, professores, alunos e ex-alunos. Neste ano, pela primeira vez, o evento vai ser realizado em dois dias diferentes: no dia 3/10, terça-feira, para o pessoal do Ensino Médio, quando o festival passa a ser chamado de Sarau, e no dia 5/10, quinta-feira, para os alunos do Fundamental II.


Esse evento superlegal de valorização da leitura e da escrita é organizado pela equipe de língua portuguesa do colégio. Neste ano, além da premiação do concurso de poesias e das apresentações dos alunos, o Festival/Sarau apresenta propostas diferentes.

Segundo Leilane Oliveira, professora de literatura do Ensino Médio, a principal mudança fica justamente por conta das apresentações dos alunos Ensino Médio, que ganham dimensões artísticas mais interativas com o público e não se limitam ao espaço do palco: se estendem por vários lugares do colégio com a temática dos países falantes de língua portuguesa.

O objetivo é promover experiências culturais relacionadas a cada um desses países (Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor Leste, Guiné Equatorial e Brasil), através, principalmente, da literatura, mas também da culinária, das músicas, das danças, dos cheiros, da história, entre outros elementos culturais, como contou Leilane.

De acordo com Patrícia Souza, professora de língua portuguesa do Ensino Fundamental II, o evento para os alunos do 6° ao 9° ano segue com a mesma estrutura: premiação e apresentações.

Ah, e a entrada é livre pra todo mundo que quiser prestigiar o Festival das Letras e o Sarau. Basta ter o coração aberto pra ouvir e sentir tudo o que o universo dos livros e da linguagem pode oferecer! E não é só a gente que fica na ansiedade pro evento chegar logo, os professores também anseiam e têm grandes expectativas. Como a professora Leilane explicou, ela espera que, com o contato com outras culturas tão diferentes unidas pela língua portuguesa, a gente compreenda melhor a importância da nossa língua mãe, tão bonita e rica, e consiga ver a grandiosidade da nossa própria cultura brasileira.

Nós do blog, que acompanhamos as outras edições, estamos mega-ansiosos pra esses dois eventos tão lindos, repletos de cultura e novidades! E vamos falar mais sobre o Festival e o Sarau em breve! Quem sabe o que vai ter de coisas lindas esse ano?

#FestivaldasLetras #Sarau #concursodepoesia #línguaportuguesa #literatura #EnsinoMédio