• Paula Lima

Pedro, o coelho mais levado do mundo!


Você viu algum coelho passando por aí de casaco?






Não, espera — hoje não vamos falar desse coelho!

O papo de hoje é sobre esse aqui:


O Pedro Coelho, do livro As aventuras de Pedro Coelho (disponível na biblioteca do colégio!). Ele mora embaixo das raízes de uma figueira bem grande com seus três irmãos — Flocos, Flux e Rabo de Algodão — e sua mãe, a sra. Josefina Coelho, que faz casacos e luvas de lã de coelho para vender.

A sra. Coelho sempre pedia que os coelhinhos ficassem bem longe da horta do sr. Severino, que adorava comer uma torta recheada de coelho… A Flocos, o Flux e a Rabo de Algodão eram muito comportados e obedeciam, mas o Pedro… Ele aprontava muito e vivia fugindo para a horta pra comer alface e rabanete! Teve uma vez em que ele até perdeu a jaqueta azul e os sapatinhos, e o sr. Severino fez um espantalho com eles!

O Pedro Coelho é um personagem clássico da literatura infantil, criado pela autora britânica Beatrix Potter. Desde pequena, ela era muito ligada à natureza e vivia observando e desenhando animais e plantas. Ela teve todo tipo de bicho de estimação: coelhos (claro!), sapos, lagartos, cobras e até um morcego! Quando cresceu, se tornou botânica e realizou uma pesquisa sobre fungos que é muito reconhecida até nos dias de hoje — ainda que, na época, não tenha sido valorizada devidamente porque ela era mulher :/ . Nada a ver, né?

De qualquer jeito, ela não se abalou com isso. Além de botânica, Beatrix Potter era ilustradora e criou desenhos para algumas das suas histórias preferidas, como Cinderela e Alice no País das Maravilhas. Olha só a ilustração do Coelho Branco que ela fez:


Então, ela começou a querer publicar suas próprias histórias, mas ouviu muitos “nãos” de várias editoras.

E aí, o que ela fez?

Resolveu publicar por conta própria “A história de Pedro Coelho”, o primeiro conto que aparece em As aventuras de Pedro Coelho! Foram 250 exemplares lançados em 1901 \o/ e que fizeram o maior sucesso! Depois disso, ela conseguiu uma editora, claro, e se tornou uma das escritoras mais conhecidas do mundo todo! Como se não bastasse, ela também foi fazendeira: tinha 15 fazendas e diz que punha a mão na massa pra cuidar delas!

As aventuras de Pedro Coelho traz outros três contos muito famosos da Beatrix Potter: “A história do coelhinho Benjamin” (de 1904), que apresenta o primo do Pedro; “A história dos coelhinhos Felpudos” (de 1909), em que Pedro e Benjamin já são adultos; e “A história do sr. Raposão” (de 1912), um vilão que vive querendo caçar os coelhos, mas, nessa história, vira aliado deles sem querer! O livro tem também um mapa desse “mundo” dos bichinhos criados pela autora, assim você consegue se localizar nas histórias!

E olha só, tem um site da Beatrix Potter cheio de jogos, vídeos, animações e informações pra você conhecer mais sobre esses e outros personagens dela. Ele é todo em inglês, mas é um bom jeito de treinar, né? Pra ver mais vídeos, você também pode acessar o canal do YouTube do Pedro Coelho!


Mas não se esquece de ler o livro, hein? As ilustrações são preciosas, cheias de detalhes e delicadezas, e as histórias têm um monte de aventuras!

Ah, falando em coelhos… feliz Páscoa, pessoal! Aproveitem o feriado para ler bastante! 😊

#PedroCoelho #BeatrixPotter