Gabriela Traversim

7 de nov de 20192 min

Criatividade no ar!

Desde agosto, algumas mudanças começaram a surgir no Espaço Cultural. Ao longo do ano, ficamos matutando algumas ideias para que os alunos se sentissem mais acolhidos e engajados em atividades diferenciadas durante o horário do intervalo. Uma dessas ideias resultou no Intervalo Cultural!

Esse pequeno encontro acontece no segundo horário do intervalo para as turmas do 5º, 6º e 7º anos, no Espaço Cultural, e a ideia é que eles tenham um break durante as aulas, fazendo atividades descontraídas e leves para dar um fôlego durante o dia.

Nas duas últimas semanas de agosto, o 5º ano marcou presença no Espaço criando uma poesia coletiva em comemoração ao aniversário de Sorocaba e alguns cartões-postais da cidade. A construção desse projeto foi muito bonita, pois os alunos se inspiraram no que Sorocaba representa para eles, e muitos ligaram a imagem da escola a essa representação da cidade, afinal, o Uirapuru comemorou 30 anos em 2019 e é uma referência de Sorocaba para várias pessoas.

Em setembro, iniciamos com o 6º e o 7º anos uma minioficina de lettering, mediada pelas próprias alunas das turmas. Lettering nada mais é do que algumas técnicas de caligrafias e que ultimamente viraram febre entre os alunos, pois são superbacanas para organizar cadernos, resumos, mapas mentais e estudos! As meninas se prontificaram a ensinar seus colegas interessados em fazer a mini-oficina e foi um sucesso!

E, nas duas últimas semanas de outubro, confeccionamos cadernetas personalizadas! As crianças compareceram em dois momentos: no primeiro dia fizemos a montagem das cadernetas e no segundo, personalizamos com o material que elas mesmas trouxeram de casa! O mais legal dessa última oficina foi a possibilidade das crianças dividirem material e compartilharem as experiências com os amigos, criando coisas a partir de seus gostos e critérios estéticos.

Participar da criação dessas oficinas tem sido uma experiência muito produtiva! Os alunos se sentem mais próximos do ambiente e das pessoas que o frequentam, e um vínculo superbacana foi criado entre a nossa equipe e os alunos! Estas experiências com certeza serão levadas para os anos seguintes e na memória de todos que passarem pelo Espaço Cultural!

    880
    7