• Flávia Corrêa

Você conhece a Árvore de Livros? Seu filho pode apresentá-la a você

Autoria de Flávia Corrêa, professora de Português do 5º A ao E, formada no curso de Magistério na OSE e em Letras: Português e Inglês pela Universidade de Sorocaba. É professora há 25 anos no Colégio Uirapuru.


A Árvore de livros é uma plataforma de leitura digital que chegou no Colégio Uirapuru ainda em meio a quarentena e que fez sucesso entre os alunos.

Vários são os objetivos da escola a respeito da leitura, como aprender a decodificar as letras, compreender o que se lê, a leitura de textos multissemióticos, o entendimento de charge, propagandas, tirinhas e outras imagens que também são consideradas textos. Contudo, a escola também tem como objetivo a formação do leitor literário e, durante as aulas, os professores procuram provocar experiências que desenvolvam nos alunos a percepção de que a leitura é significativa e prazerosa, ou seja, as crianças leem para aprenderem a gostar de ler.

A matéria “Crianças no celular? Como a pandemia mudou o modo como especialistas veem o uso de telas na infância” (https://www.bbc.com/portuguese/geral-53774440 ) publicada no site bbc.com traz a informação de que a Unicef, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para a infância, publicou em abril um artigo sobre como "repensar o tempo de tela em tempos de covid-19", levantando a questão: "como as crianças e famílias podem aproveitar ao máximo a crescente dependência das telas — que estão ajudando a manter um senso de normalidade durante a quarentena — e ,ao mesmo tempo, encontrar um equilíbrio com outras atividades importantes?"


E, pensando em uma maneira efetiva de unir a exposição à tela com a leitura, o Colégio Uirapuru apresentou aos alunos mais um meio de acesso aos livros, através da Árvore de Livros, que funciona como uma biblioteca virtual.


As práticas de leitura de diversos gêneros literários têm como propósito a colaboração para o desenvolvimento da competência literária e apreciação estética, estes apontados na Base Nacional Curricular dentre o conjunto de competências específicas de Língua Portuguesa:

8. Selecionar textos e livros para a leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais [...].
9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como forma de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura (Brasil, 2018, p. 87).

Além disso, o uso da plataforma não exclui o livro físico e a busca de exemplares na biblioteca do Colégio. Os alunos, agora, têm a oportunidade de serem expostos à literatura enquanto estiverem conectados.


O 5º ano e a leitura virtual de livros


Os alunos do 5º ano logo se entusiasmaram com a nova plataforma. O formato, que se assemelha à plataforma de streaming (filmes) tão conhecida pelas crianças, a facilidade para encontrar o gênero textual desejado, a variedade de títulos e autores e a possibilidade de interagir com os amigos, ao indicar livros, tornou a “Árvore” um passatempo de muitos alunos.


Nas primeiras semanas de uso, tivemos alunos com mais de dez livros lidos e muitos outros na “lista de espera”. De agosto ao final de outubro já foram mais de 1.170 livros lidos pelos alunos do 5º ano, sem contar os títulos iniciados e os exemplares consultados.



Livros com muitas páginas, com poucas, histórias em quadrinhos, autores conhecidos pelas crianças, poemas, títulos lidos na biblioteca da escola. Estas e outras foram as ideias de pesquisa dos alunos ao buscarem a leitura on-line.


Nos momentos de aula remota, entre uma atividade e outra, na hora do intervalo, o questionamento era o mesmo: “podemos acessar a Árvore de Livros?”


E, mais recentemente, com o ensino híbrido (aulas presenciais concomitantes às aulas remotas), a “Árvore” continua fazendo parte da dinâmica das diferentes disciplinas.


Durante as aulas de Português, a plataforma de leitura digital tem cumprido finalidades relacionadas ao prazer de ler e à apreciação de obras vistas à formação do leitor literário. Além disso, tornou-se mais um recurso de estímulo para a leitura de livros em geral.


Para conhecer a “Árvore de Livros” basta pedir que seu filho acesse o site https://livros.arvore.com.br/ e coloque a senha (a mesma do e-mail e da Intranet do Colégio), o aplicativo para celular e tablets também está a disposição dos alunos das escolas associadas.


Acreditamos que você ficará tão encantado com a nova maneira de ler, assim como os alunos e professores do Colégio Uirapuru.


A plataforma apresenta pesquisa fácil de títulos e interação com os personagens que indicam os livros. Aqui os títulos destacados estavam relacionados ao Halloween.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Referências:

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.