top of page
  • Tatiana Higa Pasin

Parados! A turma do gordo chegou!

Atualizado: 1 de out. de 2020

Autoria de Tatiana Higa Pasin, professora de Língua Portuguesa do sexto ano do Fundamental II, formada em Letras, Português/Inglês e mestre em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.



O autor, João Carlos Marinho faleceu em 2019 , mas deixou muitas lembranças boas em seus livros. Essa foto foi tirada em 1981, em São Paulo.



Quem nunca colecionou figurinhas? Ao abrir os envelopes, nossos corações batiam aceleradamente à espera daquela figurinha tão desejada para completarmos o álbum… E as figurinhas “raras”? Uma emoção a cada envelope rasgado. Álbum completo tornava-se um troféu valioso e muito exibido. E a brincadeira de “bater figurinhas”? Quantas saudades…


Os amigos Edmundo, Pituca e Bolachão (o famoso “gordo”) estavam colecionando figurinhas de futebol e não viam a hora de preencherem o álbum, pois quem o completasse, ganharia um prêmio do fabricante: conjunto de camisas e uma bola de futebol. A figurinha final foi colada e os garotos foram buscar o desejado prêmio, porém depararam-se com o fabricante praticamente falido.


As figurinhas estavam sendo falsificadas e os prêmios esgotaram-se. Sr. Tomé, o dono da fábrica, já não sabia mais o que fazer e os garotos resolveram ajudá-lo a descobrir a fábrica clandestina. Gordo elaborou um plano investigativo e o trio estava pronto para agir. No meio do caminho, Berenice, uma garota da escola, descobriu o plano e começou a fazer parte da turma!

Essa aventura policial encontra-se no livro “O gênio do crime”, de João Carlos Marinho, publicado pela primeira vez em 1969. Essa obra tornou-se um clássico da literatura brasileira e chegou ser adaptada à linguagem do cinema por Tito Teijido (O detetive Bolacha contra o gênio do crime). A história apresenta um contexto muito próximo da realidade das crianças, no qual as personagens frequentam a escola, brincam, brigam e fazem muitas traquinagens.


O gênero policial promove ao leitor uma leitura ativa, na qual ele deve ficar atento a todas as pistas, articular as informações e suspeitar de todos para descobrir o vilão, o criminoso (Zilberman, 2005).




E quem nunca se pegou na tentativa de desvendar um mistério?


A turma do gordo passou por muitas outras aventuras, como o dia em que uma escritora famosa foi à escola para dar uma palestra, comeu uma maçã e morreu. Gordo, Berenice, Edmundo e Pituca decidem investigar o caso, pois foi declarado que tia Rosinha, a escritora, havia sofrido um enfarte. A turma não se satisfez com a explicação, muitos alunos haviam presenteado a escritora com a fruta e suspeitaram, então, que a maçã estava envenenada, pois ela morreu logo após a primeira mordida.


Berenice sugeriu à turma a realização de uma autópsia já que a polícia não considerou essa possibilidade e os amigos aceitaram. Outras personagens aparecem ao longo dessa narrativa policial, tornando esse mistério cada vez mais enigmático! Essa obra é entitulada “Berenice detetive”.


João Carlos Marinho sempre foi apaixonado pelo conde Drácula devido à sua inteligência, tranquilidade e frieza. Em “O conde Futreson”, a professora Jandira casou-se com o conde e foi morar com ele na Itália, porém percebeu algo de estranho e eles voltaram ao Brasil. O conde conheceu todos os alunos e acabou se interessando por Berenice, que se tornara namorada do Gordo, pois acreditava que ela era a reencarnação de uma camponesa pela qual havia

se apaixonado. Essa narrativa é cheia de mistérios, suspense e aventura. Gordo, Berenice e seus amigos.



Será que vocês já estão prontos para todas essas investigações? Vamos conhecer essas narrativas, tomar notas das pistas e desvendar todos esses mistérios! A turma toda do gordo nos espera!!!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências:

MARINHO, J.C. Berenice detetive: Uma aventura da turma do gordo. 1a. edição digital. São Paulo: Global, 2015.

MARINHO, J.C. O conde Futreson: Uma aventura da turma do gordo. 1a. edição digital. São Paulo: Global, 2015.

MARINHO, J.C. O gênio do crime: Uma aventura da turma do gordo. 1a. edição digital. São Paulo: Global, 2014.

PEREZ, Luana Castro Alves. "Romance Policial"; Brasil Escola. Disponível em:

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/romance-policial.htm. Acesso em 29 de agosto de 2020

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler literatura infantil brasileira. São Paulo: Objetiva, 2005.


bottom of page