top of page
  • Fernanda Naracci Slonik

Para compreender melhor a criança

Ser criança é uma das coisas mais maravilhosas da vida: poder explorar coisas novas, descobrir novos mundos e possibilidades e ter a sensação de conhecer tudo pela primeira vez. Mas da mesma forma que é delicioso ser criança, há várias coisas que são complexas e desafiadoras: aprender a lidar com nossos sentimentos, por exemplo. Por isso, é muito importante que os adultos, responsáveis por guiar a criança nestes novos caminhos, estejam em pleno entendimento do que se passa no cérebro dessa pessoa que está crescendo. O texto de hoje, escrito pela professora Fernanda Naracci, apresenta um livro essencial para, pais, mães, educadores e qualquer pessoa que esteja envolvida no crescimento de uma criança.


Você já perdeu a cabeça com seu filho e disse coisas que se arrependeu depois? A neurociências explica o por que isso acontece! Lidar com seres humanos é uma atividade muito complexa e que exige muito discernimento e paciência; com crianças, o trabalho é ainda maior: o cérebro dos pequenos está em processo de formação e lidar com as emoções e os sentimentos pode ser uma tarefa muito difícil para eles. Por isso, é muito importante que saibamos compreendê-los e ajudá-los.


Os autores Daniel Siegel e Tina Bryson criaram um guia completo e de fácil leitura para ajudarmos nossos filhos, e as crianças que convivem conosco, a fortalecerem a inteligência emocional. Este método transforma as interações do cotidiano em valiosos momentos formadores do cérebro. Qualquer um que interaja com crianças precisa ler este livro. Outros dois títulos publicados pela dupla de autores, que também se relacionam com a criação neurocompatível, são: Disciplina sem drama e O Cérebro adolescente.



O livro “O cérebro da criança”, em uma linguagem simples e prática, facilita a interpretação de diversos conceitos de neurociências e proporciona estratégias que podem ser aplicadas com crianças de diferentes faixas etárias.

A proposta do livro é auxiliar pais e educadores a compreenderem a complexidade do funcionamento cerebral por meio das experiências sociais significativas, tão importantes para nossa saúde mental.

A obra é dividida em seis capítulos e, ao final de cada capítulo, o autor disponibiliza anexos com imagens, quadrinhos, mapas mentais com fichas, que resumem as técnicas e estratégias com fácil visualização e aplicação em diversas situações com as crianças. Os autores propõem 12 estratégias que incentivam o leitor a compreender a formação do cérebro da criança, além de respeitar suas necessidades e fases de desenvolvimento.



É sem dúvida um livro inspirador, que auxilia o desenvolvimento de uma base sólida para o desenvolvimento da criança e suas relações de forma significativa e prazerosa.


267 visualizações1 comentário
bottom of page