top of page
  • Giovanna Ghirardello

O que aconteceu na Biblioteca Infantil em outubro?

E o mês das crianças foi megacomemorado do início ao fim aqui na nossa Biblioteca Infantil!


Para tanto, começamos as atividades com a leitura de algumas adivinhas encontradas na série Adivinhas Bordadas, do autor Fábio Sombra. O primeiro livro da série é repleto de adivinhas sobre pássaros, o segundo fala sobre diversos animais e o terceiro sobre frutas!


Algumas das adivinhas feitas para as crianças foram estas:


Certa vez ouvi seu canto.

Dele eu nunca me esqueci,

Pois difícil é encontrar

Um cantor como este aqui.

Qual é o nome deste artista?

Vou dizer: - É o… (bem-te-vi)


De ponta-cabeça eu ando

E do poleiro não caio.

Eu sou mesmo um grande artista:

Canto e danço sem ensaio.

O meu apelido é louro,

E eu me chamo… (papagaio)


Tem coroa, mas não é rei,

Fruto assim eu nunca vi.

Tem a casca dura e não

É tatu nem jabuti.

Tem espinhos sem ser rosa.

Assim é o… (abacaxi)


Ao contrário de outras frutas

Redondinhas, feito bola,

Está aqui lembra uma estrela

E o poeta não se enrola

Para achar palavras certas

E rimar com… (carambola)


Elas se animaram muito com as adivinhas e responderam a todas em uníssono, descobrindo, assim, todas as frutas e animais escondidos nas páginas!


Seguindo com a programação especial do mês das crianças, realizamos uma atividade de dobradura com papel colorido: nós criamos diversos cachorros e os alunos puderam enfeitá-los usando a imaginação e, claro, muito glitter, muita cor e muitos adereços fofinhos! Foi uma folia superdivertida e repleta de cores. Todos ficaram muito felizes - um pouquinho brilhantes - e levaram suas dobraduras para casa. Elas também ficaram livres para utilizar os brinquedos educativos que temos em nosso espaço, para explorar os livros do acervo e selecionar os livros para realizar o empréstimo.


Monstro, não me coma!


Enquanto isso, no Infantil 2, fizemos a contação da história Monstro, não me coma!, de Carl Norac, que explora, de forma divertida, um assunto importantíssimo: a boa nutrição durante a infância. A história aborda os limites entre a boa alimentação e os excessos alimentares cometidos por todos nós e que são tão tentadores quanto complicados, podendo causar diversos problemas como a obesidade.



Sabemos diversas coisas sobre monstros: eles são assustadores, vivem escondidos embaixo das camas, dentro de armários, são bem feios e diferentes de nós, mas essa história mostra que, na verdade, eles são bem mais parecidos com a gente do que imaginamos!


Assim como nós, o monstrinho dessa história não resiste à um bom hambúrguer acompanhado de deliciosas batatinhas fritas crocantes e adora comer fora de hora, principalmente se a refeição for um porquinho de pernas grossas - Alex, o protagonista da história -, que está distraído à beira de um rio se lavando.

Alex foi parar lá porque, assim como o monstro, também não consegue negar uma boa refeição a qualquer momento do dia. Sendo assim, sua mamãe porca o encontrou devorando um monte de batatas e deu uma bronca daquelas nele! Então, o porquinho decidiu ir até o rio para se lavar e, no caminho, teve que resistir à vontade de comer maçãs gordinhas e framboesas brilhantes e suculentas.


Até que o monstro comilão aparece para devorar o distraído Alex! Nesse momento, as crianças ficaram apreensivas aguardando o desfecho da história. Até que a mamãe do monstro aparece e o repreende por querer fazer outra refeição fora de hora, além de pedir para que ele deixasse o pobre porquinho em paz.


Alex sentiu-se extremamente aliviado! Ele e o monstro entenderam, afinal, que as mamães sempre pensam no bem dos pequenos, ensinam as mais diversas lições com muito carinho e amor, e que é fundamental respeitar o horário das refeições.


Os alunos do Infantil 2 adoraram a contação, que foi feita com fantoches e diversos adereços que deixaram a história ainda mais viva.


Feira de Livros


E, na terceira semana de outubro, os estudantes do Colégio puderam visitar a Feira de Livros que aconteceu no Anfiteatro do Espaço Cultural, em parceria com a livraria paulistana Casa de Livros, que é especializada em livros infantojuvenis.



A Educação Infantil pôde conhecer a Feira de Livros dentro do momento destinado ao empréstimo, sendo assim, os pequenos foram apresentados aos livros selecionados de acordo com a sua faixa etária, puderam folhear os livros, escolher os títulos que acharam interessantes, para que ao final do dia, no momento da saída, pudessem contar aos pais os livros que chamaram sua atenção. Após isso, eles voltaram para a Biblioteca Infantil e realizaram o empréstimo como de costume.


Sendo assim, muitas famílias vieram até o Espaço Cultural conhecer a Feira e adquirir os livros escolhidos pelos pequenos que saíram daqui extremamente radiantes!


March!


Aqui na Biblioteca Infantil também foi exibido às crianças o curta Forward, March, da ESMA Movies. As crianças acharam muito divertido, já que a trama se dá quando quatro guardas da Rainha - sim, da Guarda Real da Rainha da Inglaterra! - estão marchando supersérios, como de costume, e, de repente, de dentro de um bueiro e depois de uma cabine telefônica tipicamente inglesa, sai um bearskin animado, cheio de vida, com olhinhos e sorrindo! O bearskin, então, como se tivesse por missão atormentar os Guardas - conhecidos por terem um comportamento impecável - tenta pregar peças e fazer brincadeiras com eles do início ao fim do curta-metragem. O vídeo rendeu diversas risadas e imitações dos personagens. Uma breve curiosidade: os bearskin são os chapéus utilizados pela Guarda Real, que existem desde a Batalha de Waterloo e têm esse nome, pois, antigamente, eram feitos de pelo de urso, mas agora ganharam uma versão sintética (que bom, né?).



Do 6º ano para os alunos do Infantil!


Na última semana do mês de outubro, as crianças da Educação Infantil foram prestigiadas, nos momentos do empréstimo, com apresentações teatrais das turmas do 6º ano: é o projeto Contação de Histórias, baseado no livro Volta ao mundo em 52 histórias, narradas por Neil Philip e ilustradas por Nilesh Mistry.


A coletânea é composta por contos de fadas tradicionais, que se tornaram famosos graças a autores europeus, como Charles Perrault e os Irmãos Grimm, entre vários outros de diferentes culturas. São 52 narrativas de 33 países dos 5 continentes que trazem informações sobre sua origem, personagens, o país e a época em que surgiram.


“Antes de ser reunidas em livros, nossas histórias - e milhares de outras - foram narradas durante séculos ao pé do fogo no mundo inteiro, distraindo - e instruindo - os numerosos iletrados do passado. Quando contavam aos filhos a história de Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, os pais pretendiam ensiná-los a não falar com pessoas estranhas. Foi assim que aprenderam essa lição, e assim seus netos também a aprenderão. A mesma história era transmitida de geração a geração, sempre com o mesmo objetivo.”¹


Os alunos do 6º ano selecionaram a história de sua preferência e, a partir dela, montaram uma dramatização com a supervisão da professora de português, Tatiana Pasin. As apresentações foram feitas para os alunos do Infantil 4 e 5 do período da tarde e para a turma do Integral.


Algumas das histórias selecionadas foram: "Baba Yaga", "As Três Laranjas Mágicas", "Chapeuzinho Vermelho", "Rumpelstiltskin", "Rapunzel", "Barba Azul", 'Moça das Pérolas", entre outras. Os alunos adoraram assistir as apresentações assim como os alunos do 6º ano ficaram encantados em apresentar e interagir com os pequenos.


Monstro, coma os livros!


E por último, mas não menos importante temos uma grande novidade! Vocês lembram do Alfredo, nosso monstro-caixa? Então, ele finalmente se recuperou! Em parceria com o Espaço Maker do Colégio, realizamos uma reforma no monstrengo, que foi produzido na nossa impressora 3D e agora está mais reforçado - conta com pernas, braços e um super pé! Ele está de volta ao corredor da Educação Infantil, pronto para ser alimentado com os livros devolvidos pelas crianças. É fundamental incentivá-las no processo de devolução que, além de ser muito divertido, também possibilita que os demais alunos consigam emprestar os livros, trocar experiências e conhecer as diversas histórias que disponibilizamos aqui no Colégio. Contamos com vocês para ajudar as crianças a se lembrarem de devolver os livros que levam para casa!


1. PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2016. 160 p.

279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page