top of page

Nos palcos da literatura

  • Foto do escritor: Gabriela Traversim
    Gabriela Traversim
  • 3 de abr.
  • 3 min de leitura

O texto teatral é um dos eixos que sustentam o pilar da literatura clássica. A origem da literatura remonta aos tempos antigos, onde três gêneros originaram o que hoje conhecemos como literatura. São eles: o gênero lírico, o épico e o dramático. O texto dramático é aquele escrito para ser encenado. Hoje, vamos explorar o gênero dramático através do livro “Pluft, o fantasminha e outras peças”, da autora Maria Clara Machado, livro que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estão lendo em sala de aula com a professora!

Maria Clara Machado, famosa dramaturga infantil.
Maria Clara Machado, famosa dramaturga infantil.

O livro, “Pluft o fantasminha e outras peças”, escrito por Maria Clara Machado, foi publicado em 1955. Naquela época a autora pensou em uma história com situações cômicas e que fossem de fácil apreciação pelas crianças. A Maria era a responsável pela escola “O tablado”, que viria a ser uma das maiores escolas de teatro do Brasil, onde ela gerenciou todas as aulas até seu falecimento em 2001. Pluft surge neste contexto e, segundo a própria autora, é sua obra mais completa. 

Além da peça que dá título a obra, o exemplar editado e publicado pela editora Nova Fronteira, tem outras histórias da famosa dramaturga infantil: “O rapto das cebolinhas, O chapeuzinho vermelho, o O boi e o burro no caminho de Belém e A coruja Sofia”. A peça “O boi e o burro no caminho de Belém” foi a primeira grande peça escrita pela Maria Clara, em 1953. Essa peça foi originalmente escrita para teatro de bonecos, mas acabou sendo encenada com atores. 

O Pluft é um fantasma, como o próprio título da peça nos conta. Ele é um menino bastante serelepe que vive no sótão de uma velha casa. Um detalhe interessante sobre o personagem é que ele tem muito medo de gente. Ele conhece Maribel, naquele mesmo sótão onde vive, depois que a menina é raptada pelo Pirata Perna-de-Pau. Juntos, eles ficam muito amigos e enfrentam uma aventura bastante engraçada. 

Em 1975, a peça foi adaptada para a TV Globo. Também teve duas adaptações para o cinema, sendo a primeira em 1962 e a segunda em 2022. Confira abaixo os links com mais informações sobre as adaptações: 

Peça de teatro apresentada em 2013:  


Outros livros com textos teatrais já foram citados aqui no blog, em 2023. Você pode conferi-los clicando aqui. A Maria Clara Machado tem uma coleção de textos teatrais infantis que foram publicados pela editora Agir, sendo o Pluft integrante dela. São organizados nos seguintes volumes: 


  • Teatro I - Pluft, o fantasminha, A bruxinha que era boa, O rapto das cebolinhas, O chapeuzinho vermelho, O boi e o burro no caminho de Belém;

  • Teatro II - A Volta do Camaleão Alface, O Embarque de Noé, O Cavalinho Azul e Camaleão na Lua. 

  • Teatro III - A menina e o vento, Maroquinhas Fru-fru, A gata borralheira e Maria Minhoca.

  • Teatro IV - O diamante do grão-mogol, Aprendiz de feiticeiro, Tribobó City

  • Teatro V - A cigarra e os formigas, Camaleão e as batatas mágicas, Quem matou o leão? O patinho feio.

  • Teatro VI - João e Maria: Um tango argentino, o dragão verde.



Infelizmente, atualmente essa coletânea está esgotada. A Editora Nova Fronteira reorganizou em 2017 dois novos volumes da autora: “Pluft, o fantasminha e outras peças” e "Os Cigarras e os Formigas e outras peças". 



Algumas peças de teatro da autora foram adaptadas para o texto em prosa. Veja abaixo as edições dessas histórias: 


A principal característica do texto dramático é que ele é escrito para ser encenado. Ele é organizado em atos e cenas e escrito através dos diálogos das personagens. Também temos a apresentação dos personagens para facilitar a imaginação da história. Outra característica que diferencia o texto dramático dos outros gêneros textuais são as rubricas: pequenos trechos de texto que descrevem o espaço e/ou a situação antes de cada ação das personagens. 



Assim como os texto da Maria Clara são ótimos para os jovens leitores que estão desejando se aventurar nas artes dramáticas, segue aqui uma lista de livros excelentes que foram escritos e/ou adaptados para o teatro: 

  • A Marca da Caveira, adaptação do clássico “A ilha do tesouro" por Victor Louis Stutz;

  • O Menino de pau, adaptação do clássico “As aventuras de Pinóquio" por Victor Louis Stutz;

  • Lagartas e borboletas, adaptação da obra de Monteiro Lobato, por Fernando Paz;

  •  O mistério do fundo do pote, de Ilo Krugli;

  • A mula sem cabeça, de Sonia Junqueira;

  • Bandeira de São João: peça em um ato, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima;

  • Bonequinha de pano: peça em dois atos para uma só atriz, do Ziraldo. 




Comments


    bottom of page