• Maiara Oliveira

Claro, Clóvis!


A cada quinze dias, a biblioteca infantil do Colégio organiza uma contação de história para as crianças do Infantil 2 ao 5, antes do empréstimo em que elas escolhem um livro para ler em casa.



Nesta semana, o título escolhido foi Claro, Cleusa. Claro, Clóvis, da designer e ilustradora Raquel Matsuhita, publicado pela Editora do Brasil. Por meio de dobraduras, o livro conta a história de uma "amizade colorida" que ganha um monte de formas entre Clóvis, o quadrado azul, e Cleusa, um triângulo amarelo, que são amigos inseparáveis. Juntos, eles criam muitas maneiras de se divertir.



Até que chega Catarina, que é nova na classe, além de ser redonda e laranja. E quer participar da brincadeira. Então, ela pergunta: “Posso brincar com vocês?”. Ao que os outros dois respondem:


“Claro que não”.


Bem nesse momento da leitura, as crianças do Infantil 3 falam: "não pode falar isso pro amigo, ele fica triste!".


Voltando para a história, um dia, Clóvis falta da escola, e as duas ficam se olhando e decidem brincar, fazendo formas lindas. Até que brigam, mas a raiva vai passando depois de um tempo e de uma conversa, como acontece nas relações entre as crianças.



Então, Clóvis volta para a escola e quer participar da brincadeira, mas as duas se dão tão bem que nem percebem o amigo. Inseguro, ele pergunta: “Posso brincar?”. As crianças ficam atentas para ouvir a resposta...


“Claro, Clóvis!”.

E, juntos, os três passam a criar formas ainda mais lindas.



Amigos são essenciais, por isso é tão importante cultivar relacionamentos, brincar, trocar conhecimentos, além de aceitar que as pessoas são diferentes e que todos podem colaborar para que o outro se torne melhor.


E assim termina nossa história, que fica mais gostosa rodeada de amigos.


Livro: Claro, Cleusa. Claro, Clóvis.

Autora/Ilustradora: Raquel Matsuhita

Editora: Editora do Brasil

Páginas: 40

Ano: 2017