• Gabriela Traversim

Brincadeira é coisa séria!


Imagem do livro Lá no meu quintal, de Gabriela Romeu, Marlene Peret, Samuel Macedo e Kammal João.



Você já reparou o quanto a brincadeira ocupa espaço no dia a dia das crianças? Pois é! Em boa parte do tempo, as crianças estão brincando, sozinhas ou não, e essa ação é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos. Hoje, vou compartilhar com vocês alguns livros que levam a brincadeira muito a sério e que adultos e crianças precisam conhecer.



A escritora e jornalista Gabriela Romeu adora brincar, além de ouvir histórias de todos os cantos do Brasil. Seus livros apresentam diversas facetas das brincadeiras.


  • Lá no meu quintal: o brincar de meninas e meninos de norte a sul, Gabriela Romeu & Marlene Peret, fotografias de Samuel Macedo e Ilustrações de Kammal João, Editora Peirópolis. 2019.

Lá no meu quintal é um livro para vivenciar a infância; uma celebração à criança e à brincadeira, de norte a sul. Neste livro, a Gabi e a Marlene reuniram histórias dos quintais, onde meninos e meninas brincam, jogam e se divertem. “Essa incursão pelo brincar é uma visita a muitos Brasis” (PERET, M. e ROMEU, G., 2019). Todos os registros, áudio, vídeos e fotos, resultaram neste livro que ganhou um prêmio, este ano, na categoria informativo da Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil.


“Entre os muitos aprendizados da viagem, ao percorrer os quintais do Brasil, descobrimos que o brincar é uma espécie de língua-mãe da infância, é das primeiras coisas que aprendemos a falar e que nos conecta com o outro e com o mundo. E foi falando essa língua tão especial que ‘conversamos’ com crianças de diversas beiradas de rios, de grandes centros urbanos, de comunidades quilombolas, de povos indígenas, de regiões periféricas” (PERET, M. e ROMEU, G., 2019, p.123).

Enquanto você não lê este livro, porque não assiste ao trailer que a editora Peirópolis fez para divulgar esta obra? Aproveite também para acessar o conteúdo complementar que está disponível aqui; você pode ver vídeos das crianças, ouvir canções e sons dos quintais, além de ver algumas brincadeiras e a construção de brinquedos. Ah e não esquece de conferir o projeto da Gabi: Mapa do Brincar.


  • Terra de Cabinha: pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão, Gabriela Romeu, fotografias de Samuel Macedo e Ilustrações de Sandra Jávera, Editora Peirópolis, 2016.


Nesta obra, a Gabi dedica-se exclusivamente à vida e às brincadeiras das crianças nordestinas, em especial as cabinhas (como são chamadas as crianças da região do Cariri cearense). Com essa criançada, não tem tempo ruim! E nas páginas deste livro, observamos as diversas formas de brincar existentes na região e como as crianças transformam o que, a nossos olhos de adulto é trivial, em mágica. O folclore nordestino é muito presente na vida dessas pessoas e através de danças, cantigas e rodas, transformam o brincar em cultura.


É um livro muito rico e você pode saber mais, acessando os conteúdos exclusivos da editora Peirópolis. Acesse aqui e ouça as histórias riquíssimas!


  • Álbum de Família: aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar carroça de mamulengos, Gabriela Romeu.


Este terceiro livro da Gabi Romeu, atravessa a geração de uma família: a trupe “Carroça de Mamulengos”, ao longo de quarenta anos de estrada. Na orelha do livro, a editora define esta obra como “biofantansia”, uma mistura de biografia com fantasia para explicar as aventuranças desta família tão peculiar e mágica.


Sob o olhar da autora, a perspectiva de pai, mãe e dos oito filhos são apresentadas de uma forma bem divertida e colorida. E para quem tiver dúvida da veracidades das traquinagens e estripulias da família, basta acessar o porta retrato e ver as fotos reais dessa história tão extraordinária.


Em nossa biblioteca, temos outros títulos que falam sobre a brincadeira sob diversas perspectivas:


Poeminha em língua de brincar, de Manoel de Barros é um desses livros e traz um jogo de palavras para falar sobre a língua de brincar das crianças. Um livro leve e divertido, que através de poeminhas, percebemos as sutileza do que é ser criança.


























Kakopi, Kakopi! Brincando e Jogando com as crianças de vinte países africanos, de Rogério Andrade Barbosa. Este livro é uma reunião de jogos e brincadeiras africanos de uma forma ilustrada e divertida. Cada brincadeira é apresentada juntamente com seu respectivo país.

















Manual da Criança Caiçara, de Marie Ange Bordas. Já este livro, é um apanhado do dia-a-dia das crianças caiçaras da Barra do Ribeira, localizada em Iguape no estado de São Paulo: pescas, artesanatos, ritmos do fandango e as comidas típicas são apresentadas, misturando-se as brincadeiras e a infância, numa infinidade de saberes e fazeres que podem ser compartilhados com todo mundo!












E aí? ficou com vontade de brincar?!


Imagem do livro Terra de Cabinha, de Gabriela Romeu, Samuel Macedo e Sandra Jávera.