• Paula Lima

As coisas incríveis de André Neves


Olá, pessoal, como vocês estão?

Hoje nós vamos conhecer um personagem muito intrigante de um livro muito interessante: Nuno e as coisas incríveis, da editora Jujuba. O livro narra em poucas palavras e com ilustrações marcantes a história desse menino sensível, que se expressa por meio de desenhos. E ele põe no papel coisas superbacanas, cheias de expressão.

Olha o Nuno aqui:


Para ele, tudo podia servir de inspiração, e tanto as coisas grandiosas como as mais singelas despertavam sua atenção e sua imaginação. Um dia, ele conhece a Nina, uma menina que também tem uma forma preferida de se comunicar: a escrita. A Nina adora as palavras.

Quando Nuno faz um desenho para ela, porém, ela não entende a expressividade que existe ali e desdenha dele, dizendo que aquilo é um “rabisco”. O Nuno fica triste, mas resolve juntar coisas incríveis que outros artistas, que um dia também não foram compreendidos, produziram. Vocês se lembram deste outro menino artista aqui?

Tudo isso é “dito” de maneira muito sutil e delicada, por meio de ilustrações, pausas, palavras e um ritmo especial, calmo, mas carregado de emoção.


Nuno e as coisas incríveis rendeu o terceiro lugar no prêmio Jabuti do ano passado na categoria de Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil para o autor e ilustrador pernambucano André Neves, que vai estar aqui em Sorocaba no dia 17 de maio para uma conversa promovida pela editora Brinque-Book e pelo Colégio Uirapuru, por conta do lançamento de seu novo livro, Manu e Mila. A conversa vai girar em torno das possibilidades narrativas dos livros contemporâneos para a infância e vai ser muito bacana!

Para vocês conhecerem melhor o trabalho do André Neves, neste mês o Blog vai falar de um livro dele por semana. Alguém aí já leu algum livro escrito ou ilustrado por ele? O que vocês acharam?

Bom, aguardem pelo título da semana que vem!

#AndréNeves #Jabuti #BrinqueBook