top of page
  • Foto do escritorGabriela Traversim

A história do Carnaval

“Sabemos que somos brasileiros porque, numa época do ano, ‘brincamos’ e ‘pulamos’ Carnaval.” Roberto DaMatta. O Carnaval é a maior festa brasileira e não poderia ficar fora da coletânea ‘Ritmos do Brasil’, dos autores Carla e Rita Gullo e Camilo Vannuchi. Inclusive, esta frase que abre nosso texto é a epígrafe¹ deste livro cheio de histórias, cultura e música. O texto de hoje é uma celebração desta comemoração brasileira que carrega heranças europeias e africanas e que move multidões por onde passa, todos os anos, em fevereiro!


Registros da folia que aconteceu no Colégio na semana passada.


O Carnaval é uma data que virou tradição no calendário brasileiro. Não há ano que comece sem a expectativa desta festa que se encerra na quarta-feira de cinzas. Mas demorou muito para que essa festa tomasse a forma que tem hoje, com desfiles de escolas de samba, bloquinhos de rua e foliões. A influência do carnaval europeu chegou com os portugueses, mas foram os africanos que deram ao carnaval o ritmo sonoro tão característico desta festa.

Johannes Lingelbach - Carnaval em Roma c 1650-51


No livro de Carla Gullo, Rita Gullo e Camilo Vannuchi, publicado pela editora Moderna, a história do Carnaval é contada desde as primeiras manifestações, em 1500, com o “entrudo”. Segundo os autores, “[...] essa palavra esquisita quer dizer entrada, introdução. Algo que antecede uma data, por exemplo. Nesse caso, referia-se ao início da quaresma.” (p.14, 2019).

O livro apresenta ao leitor um panorama geral do carnaval até os dias de hoje. Aborda os principais compositores de ritmos e marchinhas de carnaval que embalaram festas, bailes e bloquinhos por muitos anos, como Chiquinha Gonzaga, com a marchinha “Ó abre alas”. A cantora foi a primeira mulher a “lançar a primeira música com letra composta especialmente para o Carnaval”. (2019, p. 32). E também apresenta a história do primeiro samba gravado em disco, que estourou justamente nessa época do ano, em 1917: “Pelo telefone”.


Além das belíssimas imagens e ilustrações, o livro tem as letras das mais ilustres músicas da festa e ao final, é possível encontrar uma lista com sugestões de leituras que se relacionam com a obra de Gullo, Gullo e Vannuchi. Para os foliões, que adoram música e literatura, é uma ótima recomendação de leitura!



¹Título ou frase que, colocada no início de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra; mote.Oxford Languages.




125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page