• Gabriela Traversim

A floresta canta e o Uirapuru escuta!



Há muitos anos, antes da chegada dos portugueses, o Brasil era um pouquinho diferente do que é hoje; sua vegetação era mais vasta, a mata atlântica estava intacta, as divisões territoriais sequer existiam… e a população indígena girava em torno de 5 milhões de pessoas, divididas em 1.400 povos! Hoje o cenário é bem diferente e, quando olhamos para os números atuais de habitantes indígenas, percebemos que ele caiu muito… mas isso não quer dizer que essa cultura deva ser esquecida! Os povos indígenas contribuíram e ainda contribuem para a cultura do nosso país, e qual a melhor forma de se valorizar uma cultura, senão conhecendo-a a fundo? Para isso, vamos descobrir um pouco mais sobre o livro A floresta canta! - Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil, da editora Peirópolis, que é lido pelos alunos do 3º ano do Colégio.


Esse livro foi escrito por duas mulheres que entendem muito de sons e música: Magda Pucci e Berenice de Almeida, que estiveram aqui no colégio no dia 7 de maio e que as turmas do terceiro ano tiveram o privilégio conhecer! Foi uma visita muito boa, em que elas contaram como foram essas expedições musicais, quais aldeias visitaram e outras curiosidades. Magda e Berê são amigas há muito tempo, desde quando estudavam música na Universidade de São Paulo. Desde então, a amizade rendeu muitos frutos, e A floresta canta! foi um deles.


Na expedição relatada no livro, Magda e Berê conheceram a tradição musical de oito aldeias indígenas do Brasil: Yudjá e A’uwé-xavante, do Mato Grosso; Paiter-Suruí e Ikolen-Gavião, de Rondônia; Kambeba, do Amazonas; Krenak de Minas Gerais; Mbyá-Guarani, de São Paulo; e Kaingang, do Rio Grande do Sul. Durante o encontro com as crianças, Magda e Berê contaram sobre as expedições, mostraram várias fotografias que não estavam no livro e os instrumentos de alguns povos, como o arco de boca dos Kaingang. Elas trouxeram também vários maracás, um diferente do outro, e brincaram com as crianças, fazendo-as adivinhar a qual povo pertencia cada instrumento.



Em seguida, as duas organizaram uma roda com as crianças e cantaram a música "Po hamek", do povo Krenak, que. Esse canto é entoado pelas crianças krenak e, em português, diz: "Todos juntos, batam palmas/Cantem bonito, cantem bonito/Cantem bonito, batam palmas!".



As crianças se divertiram a beça e aproveitaram para mostrar a elas a coreografia da música “Zana makatipa, kurupuira”, do povo Kambeba, que também aparece no livro e que vai ser apresentada na nossa festa junina. Neste link dá para saber mais sobre músicas indígenas e ouvir todas as canções que aparecem no livro! Ah, e antes de ir embora, a Magda e a Berenice também autografaram os livros de todas as crianças e os nossos aqui do Espaço Cultural:



Outro convidado ilustre que recebemos no mesmo mês, foi o Laerte: um pedagogo formado pela UFSCar campus Sorocaba, que teve a chance de sair de sua aldeia A’uwé-Xavante, localizada no Mato Grosso, e vir estudar aqui pertinho da gente. Ele se encontrou com as crianças do 3º ano pra conversar um pouco sobre a cultura xavante. Com fotos e vídeos, ele contou sobre as tradições de seu povo, como vivem, sobre as danças e músicas e respondeu a várias perguntas das crianças que estavam ansiosas para descobrir mais sobre essas vivências. Como forma de agradecimento ao nosso convite, o Laerte nos presenteou com dois artesanatos confeccionados com palha de buriti pelas mulheres de sua aldeia.



Essa possibilidade de conhecer diferentes culturas fora da sala de aula expande a bagagem dos nossos alunos, proporciona novas experiências e aproxima as crianças da realidade do nosso Brasil. É tão bom aprender sobre a nossa história dessa forma!

Você sabia?


Que o Brasil possui atualmente 230 povos indígenas? E que, juntos, eles possuem mais de 150 línguas? Ufa, é muita coisa! Mas antigamente, havia bem mais… cerca de 1.200 línguas. Porém, com o processo de colonização, muitas se extinguiram e outras estão em processo de extinção, o que é muito triste para uma cultura tão rica.

Livro: A floresta canta!

Autoras: Berenice de Almeida e Magda Pucci

Editora: Peirópolis

Páginas: 72

Ano: 2014


*Imagens e vídeo do Colégio: Lorena Bueno