top of page
  • Taís Lino

A fantástica fábrica de livros de Roald Dahl

O texto de hoje é uma homenagem literária: a professora Taís Lino narrou os encantamentos do projeto do Micromundo "Viagem ao centro do livro", baseado na obra do escritor Roald Dah. Para homenageá-lo, relembraremos suas obras marcantes e memoráveis, como A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda e o BGA. E para comemorar, nada melhor do que embarcamos nesta viagem literária, acompanhando as peripécias da querida Matilda e da turminha do 2º ano, não é mesmo?


Você conhece Roald Dahl?


Não? Mas, certamente, você já riu e se emocionou com alguns de seus personagens mais famosos como Willy Wonka, protagonista de A Fantástica Fábrica de Chocolate, ou o BGA (O Bom Gigante Amigo). Com uma imaginação fértil e uma capacidade ímpar de falar com crianças de todas as idades, ele nos ensinou muitas lições importantes sobre a vida, por meio de suas obras.


"Veja o mundo ao seu redor com olhos brilhantes, porque os maiores segredos estão escondidos nos lugares mais improváveis."
Roald Dahl

Suas narrativas cheias de ação apresentam personagens memoráveis e, muitas vezes, mágicos. Dahl é um dos escritores de literatura infantil mais lidos no mundo. Essa semana, ele comemoraria mais um aniversário. O autor britânico, nascido em 13 de setembro de 1916 na cidade de Llandaff, no País de Gales. Foi piloto da Força Aérea Real durante parte da Segunda Guerra Mundial, o que talvez explique suas viagens fantásticas pelo universo da ficção.

O autor, que encanta expressivamente os seus leitores, é uma fábrica de fazer histórias e é em todo esse encantamento que os alunos do 2º ano estão mergulhados por meio de uma das suas mais famosas histórias, Matilda.

A protagonista dessa obra envolve e diverte a todos, sejam os pequenos ou grandes leitores. Matilda é uma criança que aprende a ler aos 4 anos, com dons especiais e que vive numa família nada amável.

O livro Matilda, chegou voando no Colégio…Assim como a personagem viaja para dentro dos livros, as crianças do 2º ano foram convidadas a embarcar numa viagem, recheada de momentos especiais, ao centro do livro de Roald Dahl. Uma leitura compartilhada, que envolve os pequenos leitores página por página.



Vale destacar que esse tipo de leitura demanda pequenos cuidados, entre eles: ler um capítulo integralmente a cada vez, para assegurar o fio condutor da história. Retomar o que aconteceu nos trechos anteriores, antes de prosseguir com a leitura, em especial, quando continuarmos a ler para elas somente no dia seguinte.

Envolvidas com a narrativa, as crianças já vivenciaram momentos mágicos e serão convidadas a se transportarem para dentro da história.



A leitura do livro está atrelada ao Micromundo e um dos momentos mais aguardados é a mão na massa. O Roald Dahl convidará as crianças a se tornarem co-autoras de sua obra e, assim, produzirão um livro coletivo com novas aventuras da personagem. Além da produção escrita, os alunos se aventurarão na produção de ilustrações inspiradas nos traços de Quentin Blake, ilustrador das obras de Dahl.

É em meio a essa viagem mágica ao centro do livro, que as crianças descobrirão a potência que a leitura exerce sobre as pessoas.

Dessa maneira, Roald Dahl conquistará ainda mais seu maior objetivo: transformar crianças em leitoras, cada vez mais, apaixonadas pelos livros.


"Eu tenho paixão por ensinar as crianças a se tornarem leitores, a se sentirem à vontade com um livro, não amedrontadas. Os livros não devem ser assustadores, devem ser engraçados, excitantes e maravilhosos; e aprender a ser um leitor é uma vantagem incrível."
Roald Dahl


132 visualizações0 comentário
bottom of page