top of page

A biblioteca mágica de Eva Furnari

  • Foto do escritor: Gabriela Traversim
    Gabriela Traversim
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Um livro que pode ser considerado um clássico da literatura infantil brasileira, “Felpo Filva” é a história de um coelho escritor bastante famoso na comunidade literária coelhística. O personagem criado por Eva Furnari, é lido pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e apreciado por todos os lugares onde passa.

Um escritor de prestígio, poeta sentimental e de coração recluso vive na pele de um coelhinho tímido. Essa é a apresentação de Felpo, personagem criado por Eva Furnari. O personagem-coelho, que dá nome ao livro, foi um menino bastante solitário, que sofreu, durante a infância, por ter orelhas diferentes dos outros: uma de suas orelhas era menor que outra. 

Depois de passar por procedimentos que ajustaram suas orelhas, o garoto cresceu, mas sua timidez não diminuiu. Permaneceu em sua casa, longe dos olhares dos vizinhos e colegas, sem chamar atenção. Até que um dia, um carteiro animado lhe entrega um envelope com uma fã, a srta. Charlô. 


A partir dessa carta, uma amizade profunda surge entre Felpo e Charlô. Como pano de fundo da história dos coelhinhos, temos diversos gêneros textuais flutuando entre as páginas da história: Biografia, Manual de Instruções, Carta, Livros de Poesias, Telegrama, Bula de remédio, Cartão-Postal, Bilhete, Partitura, Fábula, Conto de Fada, Provérbio, Poema, Canção, Receita Culinária, Lista… ufa. Só mesmo a fantástica Eva Furnari para colocar todos esses textos diferentes em um só livro e manter a magia da literatura. 

Eva, a autora.
Eva, a autora.

A Eva é mestre em fazer dos livros verdadeiras obras de arte e não é só o Felpo que é lido pelos alunos do Colégio. Nas turmas do Infantil 5 e 1º ano, “Não confunda”, é um livro de rimas, muito engraçado e apreciado pelas crianças. Com o suporte de imagens divertidas e ilustradas pela própria autora, as confusões baseadas na semelhança sonora entre as palavras ganham vida ao serem recitadas em voz alta. 

Além disso, as letras em formato bastão facilitam a leitura individual das crianças, sendo um ótimo recurso para a alfabetização. 


Já no 1º ano, o livro “Listas Fabulosas” entra em cena com as hilariantes listas do Clube das Listas. Você leitor já fez alguma lista peculiar? Eu, particularmente, tenho a minha lista de livros lidos durante o ano… mas a partir da leitura do livro “Listas Fabulosas” pensei em várias outras listas legais para organizar. Os membros do clube pensaram nas listas mais improváveis da história da literatura infantil, como por exemplo: lista das piores maneiras de se realizar uma tarefa ou…. 

Eva  Furnari é campeã em criar livros de sucesso para os pequenos leitores. Veja abaixo uma seleção de títulos famosíssimos aqui na biblioteca: 



Agora, se você já é um leitor fluente e quer se aventurar em livros mais densos, mas não menos interessantes, da autora, veja abaixo uma seleção de obras que são excelentes para mergulhar em mares literários mais profundos: 



Commentaires


    bottom of page