top of page
  • Maysa Rocha

A ascensão dos personagens secundários com Flávio de Souza

No texto do blog de hoje vamos rever histórias clássicas pelo olhar dos personagens secundários. Nesta trilogia, escrita pelo brilhante Flávio de Souza, eles são os personagens principais. O primeiro volume desta trilogia é trabalhado com o 2° ano no 2º trimestre do ano. O livro recebeu o prêmio Revelação Ilustrador e Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1995, na categoria criança.


Quem é Flávio de Souza?

Com certeza, você leitor, conhece o Flávio de Souza. Talvez você não se lembre, mas ele marcou a infância de MUITAS crianças. Flávio nasceu em São Paulo, no dia 13 de setembro de 1955. Ele é autor, roteirista, diretor, ator e escritor e criou alguns dos programas infantis de maior sucesso das décadas de 1990 e 2000, como "Catavento", "Revistinha", "Rá-Tim-Bum", "Mundo da Lua", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Ilha Rá-Tim-Bum", todos exibidos na TV Cultura.

Em 1986, lançou seu primeiro livro, o "Vida de cachorro", em 1988 escreveu a peça teatral “Fica comigo esta noite”, com Marisa Orth e Carlos Moreno, que em 1990 foi adaptada para o cinema por João Falcão.

Flávio é mais conhecido pela criação de Castelo Rá-Tim-Bum junto com Cao Hamburger, além de ter escrito a maioria dos roteiros do programa. Ele também deu nome ao programa Glub-Glub e aos personagens interpretados por Carlos Mariano e Gisela Arantes. Em Setembro de 2023, Flávio lançou o site Alô, alô, planeta terra chamando, comemorando os bastidores de seus programas na TV Cultura. Prevista para ser transformada em livro em 2024, a série inclui depoimentos de mais de 60 pessoas do elenco e produção, além de mini-encontros entre vários membros do elenco original.

Que história é essa?

Os heróis destas histórias são os personagens que nós nem lembramos que existem nos contos famosos! Quer um exemplo? Quem se lembra do lagarto que virou lacaio no livro da Cinderela? No livro do Flávio, ele virou personagem principal. Não só ele, como também o dragão que come salsichas, aquele que guarda o castelo no livro da Bela Adormecida e o livro da Chapeuzinho Vermelho que é narrado pelo caçador! Flávio de Souza usou uma maneira criativa para nos mostrar que a história é realmente invertida, os títulos das histórias viram um anagrama, por exemplo: Opão jéfe e doe Joiã, é na verdade: João e o pé de feijão!

Este livro é ao mesmo tempo um livro de adivinhações. Quem se aventurar por essas páginas será desafiado a descobrir de qual conto antigo cada personagem faz parte. Ao fim de cada história, Flávio faz um panorama completo sobre as diferenças que os contos clássicos podem ter, dependendo de quem o conta.


“Aposto que você adivinhou que “Ora Camalba de Die” é o nome da história “A bela Adormecida”, com as letras embaralhadas.
Talvez você esteja pensando assim: “Mas esta história está errada! Na história da Bela Adormecida o dragão é a bruxa! A bruxa se transforma em dragão para impedir o príncipe de entrar no castelo! E quando o príncipe atira a espada e mata o dragão, ele mata a bruxa!
Se você está pensando assim, é porque provavelmente você assistiu o desenho animado do Walt Disney. Mas este filme conta a história da Bela Adormecida de UMA das maneiras que esta história pode ser contada.”

Vale a ressaltar que…

Em Setembro de 2022, o próprio Flávio de Souza fez uma vídeo chamada com as crianças do 2° ano! Esse evento aconteceu na semana da Feira do livro e o intuito era falar justamente sobre o livro que foi adotado pela série. As crianças, juntamente com as professoras, fizeram uma série de perguntas sobre as obras do autor, o que proporcionou a elas um repertório maior de histórias e as séries do roteirista que passavam na TV Cultura.

Relembrar, é viver: 

A TV Cultura está comemorando 55 anos este ano! A emissora foi ao ar dia 15 de junho de 1969 e como parte da comemoração, os clássicos de uma geração vão voltar para a grade de programação durante três meses e já estão disponíveis desde segunda (17)! Entre os programas que serão reprisados estão algumas das obras de Flávio de Souza: Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Glub-Glub e Rá-Tim-Bum.

Os conteúdos que serão reprisados, foram digitalizados e aprimorados por meio de inteligência artificial. Desta forma, foram recuperados os programas em qualidade de som e imagem compatíveis aos conteúdos gravados em 4K e 16:9.



Veja o vídeo abaixo para ficar por dentro da programação da emissora em celebração aos 55 anos de existência!







69 visualizações1 comentário

1 Comment


Elizabeth Takeda
Elizabeth Takeda
Jun 19

Nossa pessoal! Muito legal relembrar esta trajetória destes programas infantis. Assisti muito o cabelo Rá-Tim-Bum e é uma alegria enorme poder recordar e contar para meu filho Samuel como era para mim assistir estes episódios. 💕🥰👏

Like
bottom of page