• Cláudia "Pipoca" Marques

569 anos de Leonardo da Vinci!

Autoria de Claudia Renata Marques (Pipoca), professora do 7º e 8º ano do Fundamental II e da eletiva do Ensino Médio, Ciências da Natureza; licenciada e bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia Aplicada pela USP.


Autorretrato de Leonardo Da Vinci, aprox. 1512.

Fonte: https://www.infoescola.com/biografias/leonardo-da-vinci/


Leonardo di Ser Piero da Vinci, mais conhecido como Leonardo da Vinci, nasceu na Itália no ano de 1452, no dia 15 de Abril e se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Além de sua extensa contribuição artística, Leonardo da Vinci trouxe para a humanidade, riquezas na área científica, desde invenções, como máquinas, até estudos anatômicos detalhados, que são citados até hoje. Não é em vão que Leonardo da Vinci foi escolhido como patrono de uma das eletivas de Ciências da Natureza do Ensino Médio do Colégio Uirapuru, intitulada "O homem vitruviano", nome de uma grande obra sua, que traz as proporções ideiais para o corpo humano.

No ramo da anatomia humana, da Vinci iniciou, por volta de 1485, com estudos sobre músculos, ossos e nervos. Prosseguiu dissecando e analisando tanto a anatomia feminina quanto a masculina, e até mesmo de fetos. A visão anatômica de Leonardo da Vinci sempre foi citada como algo nunca visto e nem descrito.

Dentre diversos feitos e descrições do corpo humano, da Vinci desvendou o cérebro humano, sendo o primeiro a detalhar o funcionamento do nervo olfativo, classificando-o como um nervo craniano. Outra contribuição anatômica deste grande cientista foi acerca das análises cardiovasculares encontradas em suas pranchas anatômicas, com ricos detalhes que são citados até hoje por grandes cirurgiões, dados esses extremamente relevantes, visto que na época não havia recursos tecnológicos para estes estudos. Todas as suas pranchas anatômicas eram realizadas com observações em suas dissecções do corpo humano.


Fonte: Royal Collection Trust. Disponível <https://www.rct.uk/sites/default/files/file-downloads/9781909686834_High%20Res..pdf> Acesso 13 abr. 2021.


Leonardo da Vinci, além da arte e da anatomia, contribuiu ainda com suas grandes invenções, dentre elas a reinvenção da roda, e muitas outras engenhocas, como as estruturas movidas à corda, que são consideradas precursoras dos robôs atuais.

As suas engenhocas também serviram de base para o desenvolvimento de aviões, carros, tanques, paraquedas, helicópteros e é apontado até mesmo como o inventor da bicicleta.

Agora, falando de arte, Leonardo era um exímio pintor. Dentre as suas principais obras artísticas, temos a famosa “Mona Lisa” que está no Museu do Louvre, desde 1797. Outras obras de Leonardo, são: “A última Ceia", "A Dama com Arminho” e “A Anunciação”. Estas duas últimas obras foram escolhidas por alguns alunos do ano passado, que as recriaram junto com a professora Marina Tranquilin, de Arte.

Veja as releituras feitas:


Sabemos que Leonardo foi um homem à frente do seu tempo; trouxe diversas inovações tecnológicas para a época em que viveu, além de ter desenvolvido tecnologias que foram aprimoradas no futuro; hoje é lembrado como um dos mais importantes inventores que já existiu. Como forma de homenageá-lo, queremos convidar você, leitor do blog e aluno do Colégio Uirapuru, a participar de uma exposição virtual de obras artísticas! Seja um inventor criativo, tal como Da Vinci e nos envie sua criação; pode ser um vídeo, uma foto ou uma ilustração que você tenha feito. Basta ser de sua autoria. Vamos expor todas as produções, em um mural virtual e compartilhar com a comunidade.

Ah, caso você queira usar Da Vinci como sua inspiração, veja algumas de suas obras e invenções no Google Arts & Culture. Para enviar sua produção artística, anexe o material no e-mail: biblioteca@colegiouirapuru.com.br.


gif

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências Bibliográficas:


BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese. Acesso em: 13 abr. 2021.


Jornal da USP. Leonardo da Vinci, gênio da arte e ciência, é debatido na USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/leonardo-da-vinci-genio-da-arte-e-ciencia-e-debatido-na-usp/ Acesso em: 13 abr. 2021.


Kickhöfel, Eduardo Henrique Peiruque. A ciência visual de Leonardo da Vinci: notas para uma interpretação de seus estudos anatômicos. Scientiae Studia, São Paulo, v.9, n.2, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1678-31662011000200005. Acesso em: 13 abr. 2021.


Clayton, Martin. Royal Collection Trust. Leonardo da Vinci The Mechanics of Man. Disponível em: https://www.rct.uk/sites/default/files/file-downloads/9781909686834_High%20Res..pdf. Acesso em: 14 de abr. 2021.

236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo