• Gabriela Traversim

5 livros fantásticos disponíveis na Árvore Livros para todas as idades

Na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos dar conta de algumas leituras que estão pendentes em nossas vidas. A plataforma Árvore Livros pode ser um recurso muito interessante para aqueles que gostam de ler e que conseguem encaixar a leitura em qualquer espacinho de tempo durante a vida!



Nem sempre a escolha de uma nova leitura é uma tarefa fácil. Ainda mais se você é um leitor com pique de Hermione Granger, os livros são objetos de desejo e pode ser complexa a decisão entre um título e outro. Além da nossa biblioteca física, repleta de livros bons e cheios de aventuras, o Colégio tem parceria com a plataforma Árvore Livros e, para os adeptos da leitura digital, o recurso pode ser uma boa alternativa na hora de decidir a leitura da vez.


A escola do bem e do mal, vol. 1 - Soman Chainani. Editora Gutenberg

Já parou para pensar se existisse uma escola que formasse os vilões e heróis das histórias clássicas da nossa infância? Bom, Soman Chainani teve essa ideia, que fez um grande sucesso entre os jovens leitores. Em “A escola do bem e do mal”, uma lenda assola o povoado de Galvadon: a cada quatro anos, dois jovens serão levados para a escola do bem e do mal para se formarem como herói ou vilão. Sophie e Agatha, são duas jovens que possuem características bem definidas das escolas. Enquanto Sophie, é doce e angelical com um grande potencial para a princesa da história, Agatha é mais fechada que a amiga e sofre com a mácula de bruxa. Mas nem sempre as coisas são o que parece: o destino reserva experiências distintas para ambas e reviravoltas que se desdobram em seis volumes, já publicados no Brasil.

Já aproveito e sinalizo que este livro contém magia, amizade, criaturas místicas e pode interessar aos jovens leitores de 12 até 15 anos.


A metamorfose, de Kafka. Editora Árvore Livros

Um clássico da literatura internacional, “A metamorfose'' é a obra mais conhecida de Franz Kafka. Em um dia comum, Gregor Samsa acorda e não consegue se levantar de sua cama. Enquanto vamos acompanhando seus pensamentos aflitos, com o trabalho, com a família e com a sua situação incômoda, vamos percebendo que Samsa já não é mais o que era no dia anterior. Ao longo da obra, percebemos que houve uma transformação do que ele um dia já foi em um ser grotesco e asqueroso, causando repulsa naqueles que tentam se aproximar de seu quarto.

Esta é uma obra que não deve ser lida e guardada para si; vários debates interessantes surgem a partir da leitura de metamorfose e geram reflexões bastante importantes sobre a essência humana. Além disso, o livro é atemporal e é uma ótima pedida para os mais apaixonados por literatura clássica


Lendas brasileiras para jovens, Luís da Câmara Cascudo

Essa antologia, organizada por um dos autores mais experientes em folclore e cultura brasileira, é uma ótima indicação para aqueles que gostam de ler e estudar ao mesmo tempo. Histórias tradicionais das terras brasileiras estão reunidas aqui, trazendo características regionais e culturais, junto com causos e lendas que transbordam conhecimento.

Luís da Câmara Cascudo foi um historiador brasileiro que se dedicou a estudar a cultura brasileira e publicou diversos livros sobre o assunto. Não só este livro está disponível na Árvore, como outros títulos do autor, para aqueles que querem explorar mais sobre as peculiaridades e características únicas da cultura brasileira.


Enola Holmes e o caso do marquês desaparecido, Nancy Springer. Editora Verus

Que Sherlock Holmes é um clássico da literatura de mistério e policial, não podemos negar. Mas e sua irmã mais nova? Será que é tão boa quanto o famoso detetive?

O livro de Nancy Springer, que foi adaptado recentemente para a Netflix, é uma ótima escolha para os fãs de um caso de mistério e suspense. Quando sua mãe desaparece no dia de seu aniversário de catorze anos, Enola se vê obrigada a resolver o mistério, apesar dos esforços de seus irmãos mais velhos em torná-la uma dama da sociedade inglesa. Cheio de enigmas, criptografia e aventuras em trens e becos londrinos, Enola se depara com o desaparecimento de outra pessoa: um jovem Marquês, herdeiro de uma fortuna.

Muitas pistas aparecem ao longo do caminho e a jovem detetive, que carrega muita astúcia no sangue, se vê determinada em decifrá-las. Este livro vai fazer sucesso com os fãs de Sherlock Holmes ou com os entusiastas de um mistério de qualidade. Além do mais, outro título com a personagem-título está disponível na plataforma: Enola Holmes e o caso da senhorita canhota. Assim, você não fica com ressaca literária se terminar de ler o primeiro muito rápido.



A importância do ato de ler, Paulo Freire. Editora Paz e Terra.

Este quinto título é um dos livros que todos os amantes de literatura e de leitura devem ler; uma obra que contempla três textos de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, sobre a leitura. É nesta obra, por exemplo, que Paulo Freire escreve que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Uma grande referência no campo da educação, muitos leitores podem se beneficiar deste livro, para expandir seus horizontes, suas percepções acerca da leitura e da leitura do mundo e do poder transformador da educação, sobretudo da leitura. Independentemente do seu grau de envolvimento na educação, esta é uma obra que vale a pena conhecer para entender as principais pautas da educação de Paulo Freire.

Além desses, muitos outros livros estão disponíveis na plataforma e basta você acessá-la para desfrutar destas maravilhas. Escreva nos comentários qual é a sua obra favorita disponível na Árvore e engaje outros leitores a conhecê-la!

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo