Gabriela Traversim

1 de nov de 20223 min

Filosofia para a garotada! Quatro títulos para os questionadores de plantão

Filosofia é um assunto bastante complexo e para as crianças, isso não é diferente. Mas, em alguns momentos, eles surgem com perguntas capciosas como “de onde eu vim?”, “o que é o amor'', dentre outras pérolas. E por melhor que seja a nossa vontade em respondê-las, nem sempre sabemos como fazê-lo. Por isso, a seleção de livros de hoje é voltada para os questionadores de plantão; títulos selecionados do nosso acervo para ajudá-los a entender melhor sobre os questionamentos da vida.

A coleção “Pequenos Filósofos”, da editora Panda Books, é um ótimo livro para introduzir as crianças em conceitos filosóficos, sem precisar de muitas explicações, complexas e teorizadas. Escrito por Oscar Brenifier e com tradução da psicóloga e professora, Josca Ailine Baroukh, os dois títulos disponíveis falam sobre a existência humana e os sentimentos que as envolvem, como o amor. O personagem principal do livro, Felipe, é um menininho que gosta de fazer muitas perguntas, mas nem sempre consegue as respostas para elas. Junto de seu ursinho, o Zof, ele questiona seus familiares, conhecidos e até mesmo as flores e os animais. Coletando respostas das mais variadas peças que compõem sua vida, Felipe constrói um repertório de respostas para suas perguntas sem fim!

Outra coleção, com um título meio parecido, é “O pequeno filósofo”, de Michel Piquemal, com ilustrações de Thomas Baas. Mas não confunda, esses livros são diferentes, apesar da semelhança do título. O personagem desses livros é o Piccolo! Um ruivinho questionador que, assim como Felipe, começa indagando familiares e conhecidos, até conseguir as respostas que precisa. Por exemplo, no título “É de verdade ou não é?” Piccolo teve um sonho muito realístico, mas não consegue entender a diferença entre realidade e sonho. Com a explicação de sua mãe, o menino passa a entender melhor como o cérebro funciona durante a noite.

Esta série traz dicas para os familiares lidarem melhor com as perguntas sagazes das crianças, orientando o leitor com dicas e brincadeiras para tornar as conversas mais tangíveis para as crianças.

Falar sobre valores com as crianças e adolescentes não é tarefa fácil. A experiência do adulto consegue dar uma concretude maior para os conceitos tão abstratos que são abordados nessas conversas. Pensando nisso, Maurício de Sousa e Mário Sérgio Cortella uniram forças para escrever uma série de livros que fala sobre valores, convivência e ética, voltada para a garotada. Cada um dos conceitos abordados por Cortella são ilustrados pelo Maurício, materializando o que nos é tão abstrato. Essa leitura é mais indicada para leitores autônomos, mas pode ser facilmente mediada por um familiar.

Falando nos mais velhos, o livro “Me belisca! sete histórias filosóficas para crianças” é uma sugestão para os que já não se contentam com livros pequenos e preferem os “calhamacinhos”. O livro em si não é grande, mas a potência das histórias é bastante profunda e traz reflexões importantes para a vida em sociedade. Cada uma das histórias é baseada em um filósofo e seu conceito, como por exemplo a primeira: “O susto” fala sobre dúvidas e certezas na perspectiva de René Descartes. Ah e esse livro é um primor no quesito ilustração! Com colagens de quadros famosos, fotografias e desenhos, o livro é uma fonte riquíssima para sanar as maiores dúvidas.

Bônus: O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

Considerado o romance da filosofia, "O Mundo de Sofia" é uma obra conhecida internacionalmente e de muito sucesso entre os leitores jovens. Sofia Amundsen é uma garota que nas vésperas de seu décimo quinto aniversário, passa a receber bilhetes e cartões postais de um suposto major do Líbano, entretanto, essas correspondências não são para Sofia, mas para Hilde M. Knag. Esse é o estopim para o enredo da história. Sofia, começa a ter "lições" de filosofia e começa a entender os pensamentos dos maiores filósofos da história: desde Sócrates, até os mais atuais, como Darwin e Freud. É um livro lindo!

    1560
    2